Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Talentos Y - Conheça o lado B da Maria Eduarda

03 07 2023
Talentos Y - Conheça o lado B da Maria Eduarda

" A cultura da Yunit é descontraída e com muita partilha de conhecimentos, onde não há que ter medo de errar e é preciso estar pronto para colaborar e trabalhar em equipa."

Conta-nos um bocadinho sobre o teu percurso, de onde vens, qual e onde foi a tua formação e há quanto tempo entraste na Yunit?

Bem, nasci no Brasil em 1998, onde vivi com os meus avós até aos 10 anos. Em 2008, vim para Portugal e passei toda a minha adolescência em Azambuja - uma pequena vila ribatejana marcada pela tradição taurina e muito conhecida como “Terra do Torricado”. Em 2016, depois de ter acabado o secundário, mudei-me para Coimbra, onde passei os 5 melhores (e mais duros) anos da minha vida investindo na minha formação profissional e onde vivenciei ainda o verdadeiro espírito académico. Em 2019, licenciei-me em Bioengenharia no ISEC e 2 anos mais tarde tornei-me Mestre em Engenharia de Materiais, na que é uma das universidades mais antigas de Portugal e da qual me orgulho muito - a Universidade de Coimbra. Por gostar muito da minha independência financeira, desde os meus 18 anos que tive summer jobs, além de, com 21 anos de idade, ter aceite dar aulas laboratoriais de Microbiologia na faculdade onde me licenciei. Em 2022, ingressei efetivamente no mundo profissional, através de um estágio do IEFP, na Yunit, local onde permaneço até hoje como consultora de I&D.

Diz-nos um projeto ou momento que te tenha motivado especialmente ou desafiado de uma maneira inesperada.

Para mim, todos os projetos até hoje foram desafiantes, uma vez que, na maior parte das vezes, se trata de temas e/ou empresas inseridas em setores de atividade completamente diferentes da minha área de formação, exigindo muita pesquisa. Além disso, os projetos que têm de ser feitos sob pressão, especialmente em época de SIFIDE, conseguem ser particularmente mais desafiantes.

Como descreverias a cultura da Yunit?

Descontraída e com muita partilha de conhecimentos.

Que conselho darias a alguém acabado de aterrar na Yunit?

Não ter medo de errar e estar pronto para colaborar e trabalhar em equipa.

Se não tivesses enveredado por trabalhar numa Consultora, existe algum outro setor de atividade que terias escolhido?

Sim. Gostava muito de trabalhar no setor dos polímeros como engenheira de materiais.

Conta-nos um hobby que tenhas ou uma atividade que tenhas muita vontade de fazer um dia!

Gostava muito de um dia poder conhecer a Itália de uma ponta à outra.

Que recomendação de livro, viagem ou outra atividade, que te foi marcante e gostarias de partilhar connosco?

Se calhar as minhas duas viagens de finalistas (Londres e Barcelona) que me permitiram conhecer duas cidades nas quais sempre tive interesse, além de o fazer com um grupo de amigos.

LADO B

Qual é a tua ideia de felicidade? Saúde, família, amigos e calor.

Qual é a tua característica mais marcante? Ser demasiado transparente.

Que característica gostas mais em ti? Empatia e pontualidade.

Que característica gostas mais nos outros? Genuinidade.

Se pudesses escolher o poder de um super-herói, qual seria? Conseguir teletransportar-me ou controlar o tempo.

Não consegues viver sem o quê? Sem água, comida e o meu telemóvel.

Diz-nos uma música que adores e te tenha acompanhado nos últimos meses? Não tenho uma música específica, mas ouço muito o estilo reggaeton, especialmente as músicas do Bad Bunny, J Balvin e Manuel Turizo.

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.