Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado
Conhecimento Notícias

Internacionalização exige visão de médio-longo prazo e sinergias, defende CEO da Yunit

12 11 2025 Marketing, Yunit Consulting
Internacionalização exige visão de médio-longo prazo e sinergias, defende CEO da Yunit

Numa entrevista recente à RTP África, Bernardo Maciel, CEO da Yunit, defendeu que a chave para a internacionalização bem-sucedida, nomeadamente no continente africano, reside na "capacidade de competir", alicerçada numa "perspectiva de médio-longo prazo" e na criação de sinergias locais. O CEO da consultora de gestão alertou que as empresas que procuram crescer além-fronteiras devem ter paciência e encarar os planos de negócio mais como "um guia do que propriamente uma ciência exata".

Percurso da Yunit: Do PT2020 ao ESG e Corporate Finance

Bernardo Maciel, que assumiu o controlo da empresa em 2016 através de um MBO (Management Buyout), recordou o percurso da Yunit, fundada em 2010 num contexto económico adverso. A empresa consolidou-se no apoio a projetos de investimento, especializando-se na otimização de fundos comunitários, como o Portugal 2020, para ajudar as empresas portuguesas a "dar um salto do ponto de vista de investimento e de qualificação".

Ao longo dos anos, a Yunit expandiu a sua oferta para responder às necessidades crescentes das PMEs. Para além do financiamento, a consultora atua agora nas seguintes áreas:

  • Benefícios Fiscais: Como um complemento direto ao investimento realizado.
  • Sustentabilidade (ESG): Procurando simplificar um tema complexo para as PMEs.
  • Corporate Finance: Apoiando processos de fusão, aquisição e avaliação, que respondem a um "interesse crescente de expansão" no mercado.

Estratégia para África: "Exportar conhecimento e tecnologia"

No que toca à estratégia para África, Bernardo Maciel clarificou que, embora a Yunit não tenha atividade direta no continente, o seu papel é fundamental no apoio a clientes que "estão a olhar para a África de uma forma mais sustentada". A Yunit foca-se em preparar estas empresas, analisando planos de negócio e viabilidade para lhes dar "mais capacidade de decisão e de previsão".

O CEO destacou a forte proximidade com a Confederação Empresarial da CPLP, sublinhando uma visão que vai além da simples exportação de produtos, focando-se antes em "exportar conhecimento e tecnologia" e criar "relações sinérgicas".

"Chegar a uma geografia qualquer e impor (...) a metodologia, o negócio, (...) não funciona em mercado nenhum."

Afirma Bernardo Maciel, destacando que a criação de sinergias é o ponto crítico. O sucesso, defendeu, passa por encontrar o "parceiro certo" e perceber como ambas as partes podem acrescentar valor mutuamente, aceitando as diferentes perspectivas para fortalecer a visão comum.


Yunit Consulting: Juntos, vamos dar o Salto

Fonte: RTP África

Última atualização: 12/11/2025

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.