Contacte-nos para mais informações
Estão apurados os finalistas da 7.ª edição dos prémios Heróis PME, uma iniciativa promovida pela Yunit Consulting que distingue Micro, Pequenas e Médias Empresas portuguesas com histórias exemplares de superação, inovação e impacto económico. Este ano, a iniciativa volta a bater recordes, com um total de 135 candidaturas recebidas, o que representa um aumento de 52% face a 2024, provenientes de 86 empresas diferentes – mais 56% do que no ano anterior – estando agora apuradas 35 empresas para a reta final.
Entre as sete categorias em avaliação, a categoria “Start-up Revelação” foi a que mais cresceu, registando um aumento de 250% nas candidaturas. Já a categoria “Pequena Empresa” destacou-se como a mais concorrida, com 39 candidaturas. A nível regional, os distritos de Porto, Lisboa e Leiria lideraram em número de candidaturas, enquanto os setores da informática, serviços e indústria se afirmaram como os mais representados nesta 7.ªedição.
Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting revela que “este crescimento expressivo no número de candidaturas mostra que as PME portuguesas continuam a acreditar no seu valor e na importância de partilhar as suas histórias. É um sinal de que o movimento Heróis PME está a cumprir a sua missão: dar visibilidade às empresas que são, de facto, os pilares da nossa economia”.
As empresas finalistas foram selecionadas após uma avaliação cuidada por parte da organização, que analisou critérios como a inovação, o crescimento sustentável, o impacto económico e social, e a capacidade de adaptação.
As categorias a concurso são:
Cada uma das categorias conta com três finalistas, que vão agora ser avaliados por um júri independente, composto por representantes dos patrocinadores, parceiros institucionais e personalidades do setor empresarial. No total, são 35 empresas finalistas, três por cada uma das sete categorias, que representam o melhor do talento, da inovação e da resiliência empresarial em Portugal.
Menu: Pequena Empresa | Média Empresa | Internacionalização | Transformação Digital | Sustentabilidade | Startup
A Destilaria António Cuco, finalista à Categoria de Micro Empresa, prova que da adversidade pode nascer um ícone nacional de resiliência e sabor.
Perante a disrupção da IA, a NILG.AI reinventou-se com coragem. Finalista à Categoria de Micro Empresa, destaca-se na estratégia de IA em Portugal.
De uma cave nasceu a missão de democratizar a cibersegurança. A CYBERS3C é finalista à Categoria de Micro Empresa e um exemplo de coragem com propósito.
Voltar ao Topo ⬆️
Para salvar a empresa hipotecaram tudo. Hoje, a Serralharia Cunha é finalista à Categoria de Pequena Empresa e constrói o futuro com visão e coragem.
Das cinzas nasceu a força de recomeçar e inovar. Finalista à Categoria de Pequena Empresa, a Globovac prova que não há limites para recomeços.
Ao trocar os petroquímicos pela biotecnologia, a Next Generation Chemistry tornou-se finalista à Categoria de Pequena Empresa. Inovação com propósito, impacto e futuro.
Mesmo em plena crise, a Primus Ceramics investiu no futuro. Finalista à Categoria de Média Empresa, mostra como se molda o sucesso com resiliência.
Primeira empresa portuguesa de IA, a SISCOG é finalista à Categoria de Média Empresa. Uma história que leva inovação nacional além-fronteiras.
Com coragem e visão, a Portas Arcuense abriu as portas ao mundo. Finalista à Categoria de Média Empresa, prova que o futuro pertence aos audazes.
Da crise nasceu o Rocket UI. A Mediaweb, finalista à Categoria de Transformação Digital, mostra que inovação é ver oportunidade onde os outros vêem limites.
Ao transformar água em inteligência, a Hidro-Ibérica é finalista à Categoria de Transformação Digital. Sustentável, ousada e feita para resistir.
A Zone Soft reinventou a restauração com o BIIP. Finalista à Categoria de Transformação Digital, transformou o setor com visão, coragem e inovação.
Com precisão e alma portuguesa, a Art in Vogue conquistou o mundo. Finalista à Categoria de Internacionalização, eleva o metal a expressão global.
Da marcenaria em Rebordosa ao luxo em 30 países. A ALEAL é finalista à Categoria de Internacionalização e prova que talento português não tem fronteiras.
Com coragem e talento nacional, a EST levou a eletricidade industrial portuguesa à Europa. Finalista à Categoria de Internacionalização, é energia sem fronteiras.
Na Twintex, sustentabilidade é estilo de vida. Finalista à Categoria de Sustentabilidade, une moda, inovação e respeito num só propósito.
Da crise à conquista de novos mercados, a ZEMBE é finalista à Categoria de Internacionalização e mostra como se exporta resiliência e energia.
Renasceu das cinzas com energia limpa e mãos na massa. Finalista à Categoria de Sustentabilidade, é prova de que crescer pode ser um gesto consciente.
Na Goparity, o dinheiro move o mundo para melhor. Finalista à Categoria de Startup, democratiza o investimento sustentável com impacto real e mensurável.
Finalista à Categoria de Startup, a ubbu está a levar literacia digital a milhares de crianças, unindo tecnologia, educação e inclusão com impacto global.
Da frustração nasceu a inovação. Finalista à Categoria de Startup, a VeriCasa transforma a papelada legal do imobiliário num processo simples e eficiente.
Yunit Consulting: Juntos, vamos dar o Salto
Última atualização: 12 de maio de 2025
Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.
Estou de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade da Yunit Consulting, a qual li e compreendi.