Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Clube de Leitura de Verão Yunit - 2022

05 09 2022
Clube de Leitura de Verão Yunit - 2022

A Equipa Yunit tem leitores ávidos que não passam sem um bom livro na cabeceira e, por isso, desafiámos a nossa Direção a partilhar consigo dois livros marcantes, tanto a nível pessoal como profissional.

Aproveite a nossa seleção para escolher o seu próximo livro: de Agualusa a Tolentino de Mendonça, passando por Stephen R. Covey, Isabel Stilwell e Pepetela, a seleção traz opções para todos os gostos e é também um bom ponto de partida para conhecer novos autores e géneros literários. Boa leitura!

Andreia Jotta
Diretora de Marketing e Parcerias, Yunit

Os Vivos e os Outros - José Eduardo Agualusa
Primeiro Pergunte Porquê - Simon Sinek

"Estas são as minhas sugestões de leitura para as férias de verão porque…
A escolha foi difícil, por isso, optei por sugerir dois livros que foram meus companheiros de férias de verão, um em 2020 e outro em 2021. "Primeiro Pergunte Porquê" pela abordagem inspiradora sobre a importância do Propósito nas organizações e a sua relevância para motivar as pessoas a fazer coisas que as inspiram e comunicar uma proposta de valor diferenciadora. Os "Vivos e os Outros" porque Agualusa nos conta uma história que envolve diversos escritores que estão a participar num festival literário e que, entretanto, ficam confinados na ilha de moçambique, sem qualquer comunicação com o exterior, devido a um misterioso fenómeno. E não digo mais….Boas férias e boas leituras!" - Andreia Jotta

Bernardo Maciel
CEO, Yunit

"Silêncio na Era do Ruído" - Erling Kagge
"Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" - Stephen R. Covey

"Estas são as minhas sugestões de leitura para as férias de verão porque…
Os 7 Hábitos…" de S. R. Covey foi uma escolha óbvia no que toca a livros relacionados com a área profissional. Li o livro a primeira vez algures por 1994, quando ainda estudava. Já o reli, já o procurei de forma avulsa ao longo dos anos e também já o ofereci algumas vezes também. Atrás de um título que pode parecer um livro de auto ajuda, está uma reflexão sistematizada sobre comportamentos e a forma de olharmos para a vida e os desafios, as pessoas e as nossas relações nas mais diferentes naturezas. São raros os dias em que não encontro momentos e situações em que a "filosofia" de S.R. Covey pode ser chave. Não sou um fã de "Bíblias" que tentam orientar a nossa vida, mas em relação a esta sou crente e tento ser também praticante porque acredito que os comportamentos potenciam (ou condicionam definitivamente) os nossos resultados.
Quanto a Erling Kagge e o seu "Silêncio na Era do Ruído": foi uma descoberta aquando da sua edição completamente fruto do acaso. Não é o livro mais marcante da minha vida ("Crime e Castigo", Dostoiévski, será sempre imbatível) mas resolvi destacá-lo pela simplicidade com que uma viagem solitária e introspectiva ao Pólo Sul pode ajudar a desligar do mundo sem lhe virar as costas.
Numa sociedade, onde há décadas se instalaram diversos "ruídos" que perturbam a lucidez, a serenidade, o que leva a condicionar comportamentos, a abordagem do silêncio é, na minha opinião, tratada com uma leveza que nos permite extrapolar para as nossas diferentes realidades. " - Bernardo Maciel

Célia Esteves
Diretora de Sistemas e Processos, Yunit

"D. Manuel I, duas irmãs para um Rei" - Isabel Stilwell
"O nosso deserto está a mudar" - John Kotter e Holger Rathgeber

"Estas são as minhas sugestões de leitura para as férias de verão porque…
'O nosso deserto está a mudar' é uma parábola, onde um grupo de mamíferos felpudos tem de se adaptar às ameaças. Este livro ajuda-nos a compreender os requisitos fundamentais de uma organização: unir as mentes e vontades dos membros da equipa em torno de um objetivo comum.
Quanto ao livro 'D. Manuel I, duas irmãs para um Rei': qualquer livro da Isabel Stilwell tem o dom de nos levar ao período da personagem. Neste caso é muito enriquecedor conhecer o nosso Rei do caminho marítimo para a Índia e da primeira globalização, com uma caracterização muito vívida das personagens e das suas ações. Ajuda-nos a compreender as relações entre os Reinos e as suas estratégias de coligações e mais especificamente a ambição de D. Manuel." - Célia Esteves

Eduardo Silva
Diretor Técnico, Yunit

A noite abre meus olhos - José Tolentino Mendonça
Pensar, Depressa e Devagar - Daniel Kahneman

"Estas são as minhas sugestões de leitura para as férias de verão porque…
Pensar, Depressa e Devagar - Daniel Kahneman: este livro debruça-se sobre dois sistemas de pensamento, nos quais nos dividimos: o sistema 1, rápido e intuitivo mas tendencioso, inconsistente e manipulável; e o sistema 2, lento e pesado, mas menos suscetível a enviesamentos e manipulação. E, surpresa, vai-nos demonstrar que quase nunca somos racionais nas nossas escolhas, uma vez que a esmagadora maioria das nossas atitudes e decisões são tomadas de forma intuitiva e inconsistente. Com isto, põe em causa as teorias económicas, até então dominantes, que se suportavam no facto de o ser humano tomar decisões racionais.
Qualquer livro do José Tolentino Mendonça tem o dom de nos fazer virar os olhos do avesso e viajar até onde realmente importa. Escolhi este, por um lado, porque reune toda a sua obra poética, e assim não tenho que me limitar a um livro dele. E, por outro lado, por ser um livro a que tenho recorrido muitas vezes nos últimos meses, porque com falta de tempo para ler tanto como gostaria, encontro nos poemas do JTM imagens e reflexões que me transportam a novos locais, onde sem dúvida o tempo passa mais devagar.- Eduardo Silva

José Brandão
Diretor Financeiro, Yunit

A Geração da Utopia - Pepetela
Contemporary Strategy Analysis - Robert M. Grant

"Estas são as minhas sugestões de leitura para as férias de verão porque…
"Contemporary Strategy Analysis - Robert M. Grant": escolhi aquele que considero o livro mais completo sobre gestão estratégica, apresentado de forma intuitiva e prática. Faz uma ligação soberba entre os temas, com a compreensão entre as abordagens mais "clássicas" da Gestão Estratégica e os desafios das mais contemporâneas abordagens e do contexto de rápida mudança e imprevisibilidade crescente.
Quanto ao livro "A Geração da Utopia- Pepetela", este é o romance que mais impacto teve em mim. Explora 4 décadas de evolução da revolução independentista angolana, explorando as implicações de tão complexo fenómeno. Foi escrito por um agente da independência (Pepetela, escritor que foi alto quadro do MPLA e Governante Político), sem que este se tenha coibido de avançar com vários pontos muito negativos do processo." - José Brandão

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.