Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Até que ponto o seu projeto é sinónimo de inovação?

10 08 2016
Até que ponto o seu projeto é sinónimo de inovação?

Investigação & Desenvolvimento (I&D) e Inovação são conceitos amplamente abordados no contexto empresarial. São frequentemente, associados como componentes semelhantes e, por isso, tratados (erradamente) de igual forma na hora de definir a linha estratégica de um projeto. Mas, sabia que investir em I&D não é o mesmo que investir em Inovação? E que há uma fronteira que separa os dois conceitos? Sabia que ambos, embora necessários no desenvolvimento de um produto ou tecnologia, merecem uma atenção diferenciada? I&D e Inovação correspondem a fases diferentes do processo de criação e há que reconhecer o valor acrescentado de cada um. Só assim será possível adequar o seu projeto às metas pretendidas e definir o investimento que melhor se enquadra e aplica às suas especificidades. Projetos de inovação

Para ser inovador não basta apostar em I&D

Para que o seu plano tenha sucesso, há que definir metas e considerar todas as variáveis necessárias para executá-las. E, para isso, o seu projeto deverá ser verdadeiramente inovador e não se focar apenas na componente de I&D. Investigação & Desenvolvimento é a área de pesquisa de novos conhecimentos e novas técnicas que, no futuro, terão influência na capacidade de inovação de uma empresa. Ou seja, a I&D é necessária em alguma fase do processo de desenvolvimento de um produto ou técnica inovadora, mas por si só não terá impacto na sociedade. Para isso, é necessário inovar. A inovação é todo o processo de construção de um produto ou serviço, que para ter sucesso deverá ser viável numa série de parâmetros, nomeadamente cumprir os objetivos de desenvolvimento científico e tecnológico, envolver profissionais qualificados, ser estruturado em termos organizacionais e financeiros e ter potencial comercial. Inovar é apresentar uma ideia que corresponda às expectativas e necessidades do mercado, que apresente resultados e retorno económico.

I&D é conhecimento, inovação é o desempenho do projeto no mercado

Portugal quer posicionar-se na “linha da frente” em termos de inovação e nos últimos anos tem estimulado particularmente o investimento em projetos inovadores em diferentes sectores de atividade. Uma das formas de incentivar o investimento traduz-se na atribuição de um crédito fiscal – SIFIDE – às empresas que investem em atividades de I&D. Para usufruir deste crédito fiscal é determinante delimitar a componente de I&D dos projetos.

Se confundir esse desenvolvimento de conhecimento com o termo de inovação, corre o risco de apresentar um projeto que não se enquadra nas atividades que são consideradas para efeito de redução do imposto a pagar em sede de IRC, não usufruindo assim do crédito fiscal previsto. E este é apenas um dos riscos. Importa saber também que a inovação tecnológica envolve outras actividades igualmente importantes para além das actividades de I&D, sendo, portanto, fundamental desenhar políticas complementares de apoio à inovação, sejam elas na vertente tecnológica, de marketing ou organizacional. O sucesso do seu projeto deve ser garantido através de um trabalho estruturado, que vai desde o planeamento estratégico, à definição das suas vantagens competitivas, passando pela candidatura aos respetivos incentivos e, por fim, pela efetiva execução do projeto, evitando assim o risco de incumprimento do plano delineado e consequente retirada de incentivos (uma situação muito comum, sobretudo quando as empresas não têm o devido acompanhamento). Um bom acompanhamento do projeto, desde a delineação das suas características nas fases de desenvolvimento à avaliação do potencial do plano de I&D, será essencial para tirar partido do conhecimento existente, obter os ganhos de inovação desejados e usufruir dos benefícios existentes.

Na YUNIT CONSULTING apoiamos os clientes na concretização dos seus projetos, através de: - Estudo da viabilidade económica e financeira do projeto; - Preparação do projeto de I&D; - Elaboração da candidatura em todas as suas fases; - Análise e candidatura a benefícios fiscais no âmbito de I&D (SIFIDE); - Acompanhamento e consultoria na execução dos incentivos disponibilizados.

Se tem dúvidas acerca de qual o melhor incentivo para a sua empresa, fale connosco.

 

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.