Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

6 razões por que o SIFIDE é relevante para a sua empresa

15 10 2021 Benefícios Fiscais
6 razões por que o SIFIDE é relevante para a sua empresa

A aposta em Investigação e Desenvolvimento (I&D) é decisiva para que Portugal possa convergir com a União Europeia, sendo objetivo que, até 2030, o investimento em I&D represente 3% do produto interno bruto (PIB). Para maximizar esta aposta é determinante contar com todos os instrumentos que promovam a realização de atividades de I&D e que, por isso, contribuem de forma relevante para o aumento da competitividade das empresas. Para tal, é de destacar o papel do Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE).

SIFIDE O que é o SIFIDE? O SIFIDE é, no âmbito dos Benefícios Fiscais ao Investimento, aquele que visa promover a realização de atividades de I&D, e um dos mais atrativos da Europa. É possível obter um benefício correspondente a 82,5% da despesa realizada! Dada a sua relevância e impacto na capacidade de financiar a Inovação das empresas, estas têm apresentado um investimento em I&D manifestamente crescente nos últimos anos.  Alguns dados sobre candidaturas ao SIFIDE Relativamente ao exercício fiscal de 2020 foram submetidas mais de 3200 candidaturas (acréscimo de 38% face a 2019), com um total de investimento declarado de 1,6 mil M€ (mais 27% do que no ano anterior). O benefício fiscal proposto rondou os 745 M€ (mais 36% do que no ano anterior). Fonte: https://www.ani.pt/pt/noticias/not%C3%ADcias-ani/novo-recorde-de-candidaturas-ao-sifide/   Porque é que o SIFIDE é relevante para a sua empresa - 6 razões essenciais:

  1. Financia atividades que contribuem para a inovação;
  2. Reforça a competitividade e diferenciação;
  3. Incide sobre custos que a empresa já teve (vencimento de técnicos com nível de habilitações igual ou superior a 4, equipamentos, matérias-primas, componentes, etc.);
  4. Pode deduzir até 100% da coleta;
  5. Pode ser utilizado por um período de 8 anos;
  6. É cumulativo com incentivos financeiros (PT2020/PT2030/PRR, H2020).

Quer saber mais sobre os diferentes benefícios fiscais e qual o mais favorável para o setor da sua empresa em concreto? Faça download gratuito do Guia dos Benefícios Fiscais ao Investimento.

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.