Contacte-nos para mais informações
1️⃣O Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva (SIIP) é mais exigente no turismo. O SIIP pede a todos os projectos que contem com uma componente de inovação, mas, no caso específico dos de turismo, é especialmente exigente. Se compararmos, por exemplo, os projectos de turismo com os de indústria, no caso destes aceita-se que a inovação apenas tenha lugar ao nível da empresa. Basta que fabrique um produto que não produzia anteriormente ou aplique um processo produtivo que não empregava antes, para que seja aprovada no critério de inovação. Mas quando falamos de turismo, as coisas são diferentes. O Turismo de Portugal só considera aprovados no critério de inovação os projectos que levam a que a inovação ocorra para o mercado em que a empresa se insere: não apenas para a empresa que propõe o projecto. Isto é, não basta oferecer produtos ou serviços que antes não tinha. É necessário demonstrar que essa oferta não existe (globalmente, com tudo aquilo que comporta como conceito) no mercado - o que obriga a que a Inovação exista, pelo menos, ao nível da região.
2️⃣ Quais são os projectos turísticos enquadráveis no SIIP? No caso do sector do Turismo, consideram-se, na informação oficial publicamente divulgada pelo Turismo de Portugal, projectos inovadores enquadráveis os que tenham a ver com:
Criação de empreendimentos, equipamentos ou serviços com carácter de inovação, com grande perfil diferenciador e ou que apliquem, no contexto do sector do Turismo, as mais modernas tecnologias
Requalificação de empreendimentos, equipamentos ou serviços, utilizando fatores de inovação e ou com perfil diferenciador, recorrendo também à aplicação das tecnologias mais modernas.
Expansão da capacidade de intervenção em mercados de procura internacional, através do redimensionamento de empreendimentos ou equipamentos, e ou da introdução de novos serviços com perfil diferenciador.
3️⃣ Quais são os objectivos do SIIP? Promover a inovação das empresas, através da produção de novos bens, serviços e processos que favoreçam a criação de mais valor; Favorecer a orientação das empresas para os mercados internacionais; Introduzir melhorias tecnológicas e aumentar a criação de unidades de produção; Estimular o empreendedorismo qualificado e o investimento estruturante em novas áreas com potencial de crescimento.
4️⃣ Como concorrer ao SIIP? A apresentação de candidaturas é feita por concurso. Estas são enviadas em formulário electrónico disponível no site “Balcão 2030”.
5️⃣ Como funcionam os incentivos do SIIP? São incentivos de natureza reembolsável.
6️⃣ Como são seleccionadas as empresas a apoiar? Os projectos são avaliados através do indicador de Mérito do Projecto (MP), em função de um conjunto de critérios de selecção e com base numa metodologia de cálculo definida no aviso de abertura do concurso. Os critérios de seleção são definidos e devidamente identificados nos Avisos de Abertura dos Concursos. Os projectos são seleccionados com base numa lista ordenada de forma decrescente em função do mérito e, em caso de empate, conta a ordem de chegada.
7️⃣ O processo de candidatura a Sistemas de Incentivos é mais complexo do que à partida possa parecerO, obrigando ao conhecimento do enquadramento legal dos mesmos, bem como ao domínio de diversos conhecimentos e ferramentas que ajudam a poupar tempo e a evitar a burocracia inerente às candidaturas. Recorrer a profissionais especializados poderá ser extremamente vantajoso para a empresa e terá um impacto direto na aprovação da candidatura.
Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.
Estou de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade da Yunit Consulting, a qual li e compreendi.