Contact us for more information

I want to be contacted
Knowledge Blog

Talentos Y – Conheça o lado B do João Borges

12 12 2022
Talentos Y – Conheça o lado B do João Borges


"Como descreverias a cultura da Yunit? Acima de tudo, uma cultura de proximidade e muito informal, onde nos podemos sentir bem e dar um bocadinho de nós e das nossas vivências,
para um bom ambiente entre todos. Esta cultura ajuda-nos sobretudo na capacidade de superação quando nos "expomos" a novos desafios, seja no dia-a-dia, seja no contacto com o cliente."

Conta-nos um bocadinho sobre o teu percurso, de onde vens, qual e onde foi a tua formação e há quanto tempo entraste na Yunit? 
Sou o João, tenho 35 anos e nasci no Porto no ano de 1986 (o ano da "Mão de Deus", do Top Gun e da passagem do cometa Halley). Sobre o meu percurso, e depois de muita "luta" sobre com qual das Engenharias mais me identificava, acabei por me especializar na vertente de Ambiente e
mais recentemente, em Gestão Industrial.
Estou na Yunit desde novembro de 2018, depois de algumas aventuras na gestão de processos em diversas empresas, a que tenho dado seguimento por cá, mas cada vez mais a estender-me a novos e aliciantes projetos.

Diz-nos um projeto ou momento que te tenha motivado especialmente ou desafiado de uma maneira inesperada.
Talvez o 1.º dia de trabalho tenha sido o momento que mais me marcou e desafiou, sobretudo por não saber o que esperar de colegas e dinâmicas, visto que vinha de uma "vida" na indústria, completamente diferente. No 1º dia, as pessoas pareceram-me simpáticas demais, algo a que não estava de todo habituado… Mas hoje ainda é assim!

Como descreverias a cultura da Yunit? 
Acima de tudo, uma cultura de proximidade e muito informal, onde nos podemos sentir bem e dar um bocadinho de nós e das nossas vivências, para um bom ambiente entre todos. Esta cultura ajuda-nos sobretudo na capacidade de superação quando nos "expomos" a novos desafios, seja no dia-a-dia, seja no contacto com o cliente.

Que conselho darias a alguém acabado de aterrar na Yunit?
O conselho que dou aos recém-chegados é o de serem curiosos, dando prioridade àquilo que ouvem… Dentro do nosso sistema de trabalho e pela experiência vivida no escritório do Porto, aprende-se muita coisa a ouvir os outros, mesmo quando "a conversa" não nos envolve diretamente.

Se não tivesses enveredado pela consultoria, o que terias escolhido? 
O sonho e a paixão de muitos rapazes dos meus tempos de infância era o de ser jogador de futebol… e o meu também era. Não propriamente o sonho de ser uma super-estrela, mas sim um jogador para o grupo, uma mais-valia dentro de uma equipa… Os anos passaram, e ao contrário do que me diziam que ia acontecer, nunca me passou a vontade de ser jogador, por isso era no Futebol onde me imaginava estar. Aliás, há uns longos anos atrás, mais perto da minha melhor forma, acreditava mesmo
que tinha o potencial para tal…

Conta-nos um hobby que tenhas ou uma atividade que tenhas muita vontade de fazer um dia! 
Sou um "nerdzinho" de jogos, sejam de tabuleiro, consola ou outros do género, o que me permite usufruir de diversos imaginários e partilhar de tempo e diversão com amigos. Mas é como escuteiro que ocupo grande parte do meu "outro" tempo, e que permitiu, entre outras coisas, conhecer inúmeros locais por esse país e mundo. Hoje, já consigo organizar e viver atividades que me permitem conciliar estas duas realidades, mas ainda há muito por criar e descobrir.

Que recomendação de livro, viagem ou outra atividade, que te foi marcante e gostarias de partilhar connosco?
Fazer os caminhos de Santiago… foi algo realmente inspirador. Não só pela redescoberta de mim mesmo, mas também pelo contacto com a Natureza e pessoas de todo o Mundo, que nos abre uma perspetiva
claramente diferenciada da vida.



 LADO B 

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Y-entrevista-LadoB-300x292.png

Qual é a tua ideia de felicidade? Uma casa na montanha, o silêncio, uma neblina e um copo de vinho tinto.

Qual é a tua característica mais marcante? Considero a Lealdade como a minha melhor característica.

Que característica gostas mais em ti? Ser organizado (à minha maneira).

Que característica gostas mais nos outros? Simplicidade e sentido de humor

Se pudesses escolher o poder de um super-herói, qual seria? O poder de concretizar pensamentos (resolvia muita coisa!).

Não consegues viver sem o quê? Não consigo viver sem Futebol.

Qual a música que sabes a letra de cor e és capaz de declamar neste preciso instante? Tenho um gosto eclético, mas esta têm-me acompanhado: "Nathan Evans, Wellerman".

Subscribe to the Newsletter

Subscribe to the Newsletter

Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.