Contact us for more information

I want to be contacted
Knowledge Blog

Saiba mais sobre a Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior

27 01 2017
10 milhões de euros. É este o montante que a Linha de Apoio à Valorização Turística, do Programa Valorizar, tem para projetos realizados na área do turismo. Este programa, criado pelo Despacho Normativo n.º 9/2016, de 28 de outubro, pretende, deste modo, promover a contínua qualificação dos destinos nacionais através da regeneração, requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo, bem como da valorização do património cultural e natural do país. turismo_2020 Assim, se tem projetos nesta área, saiba que a Linha de Apoio à Valorização Turística prevê o financiamento destes projetos, implementados por entidades públicas e privadas, com apoios financeiros que podem ascender a 90% do valor das despesas elegíveis. São consideradas enquadráveis neste programa todas as empresas que cumpram, nomeadamente, as seguintes condições: terem contabilidade organizada, terem situação regularizada com o Estado e com o Turismo de Portugal, I.P., assegurar os recursos humanos e físicos necessários ao desenvolvimento do projeto e o projeto tem de estar localizado num território do interior.

 

No entanto, para que a candidatura seja efetivamente válida, tem de garantir que o seu projeto se enquadra numa das seguintes tipologias:
  • Projetos de valorização ou incremento da oferta de Cycling & Walking que concorram para o posicionamento internacional de Portugal como destino competitivo para a prática destas atividades;
  • Projetos de valorização do património e dos recursos endógenos das regiões ou de desenvolvimento de novos serviços turísticos com base nesse património e nesses produtos, contribuindo para o reforço da atratividade de destinos de interior ou para a dinamização de cross-selling regional;
  • Projetos de desenvolvimento de atividades económicas do turismo ou com relevância para o setor, assim como de valorização e de qualificação das aldeias portuguesas
  • Projetos que tenham em vista a estruturação de programas de visitação turística em destinos de interior;
  • Desenvolvimento de calendários de eventos com potencial turístico e com impacto internacional realizados nos territórios do interior ou com impacto nesses territórios.
No âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística, os projetos e as iniciativas de empresas têm como limite máximo de apoio 150 mil euros, enquanto as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos podem candidatar os seus projetos com um apoio até 400 mil euros. Os incentivos previstos para as empresas e para as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, assumem as modalidades de incentivo reembolsável e incentivo não reembolsável, respetivamente. Se reúne estas condições, é provável que o seu projeto seja um forte candidato ao financiamento desta Linha. Estão abertas as candidaturas desde o dia 1 de Janeiro de 2017 até ao dia 31 de Dezembro de 2017. A equipa da Yunit Consulting dispõe de profissionais especializados que poderão ajudar no apoio no enquadramento de projetos turísticos no âmbito da presente linha - que podem ser acumuláveis com os apoios concedidos ao abrigo do Portugal2020 - , na elaboração do Plano de Negócios e na preparação dos procedimentos decorrentes do regime da contratação pública, quando aplicável, bem como no acompanhamento da execução e encerramento do projeto.

 

Subscribe to the Newsletter

Subscribe to the Newsletter

Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.