Contact us for more information

I want to be contacted
Knowledge Blog

Quero exportar… Como fazer?

14 11 2016
Quero exportar… Como fazer?

Sete atitudes essenciais

A sua empresa atingiu os melhores resultados a nível nacional e agora está na hora de um desafio maior… Mas apostar na exportação implica um conjunto de atitudes, cuidados e muita preparação, como  aqui lhe mostramos.

Comece por identificar os factores  de sucesso: As áreas em que tem que ser mesmo excelente para poder vencer noutro país. Perceba se tem ou não vantagens em relação à sua concorrência no país-alvo. Sem elas, será difícil pensar no êxito.

Como Exportar

Procure formas de fazer ou produzir diferente: Dê aos clientes algo que os seus concorrentes não dão. Analise os mercados para os quais quer exportar, e as oportunidades de negócio que podem surgir aí.

Vai precisar de recursos humanos especializados e com formação que os prepare para a internacionalização. Os recursos técnicos e financeiros para esta transformação não serão menos importantes. Bons servidores e equipamentos informáticos são um exemplo.

Perceba se é fácil ou difícil entrar no país. Quais são as barreiras à importação, licenças necessárias, impostos, taxas alfandegárias, impedimentos legais: Tudo aquilo que possa tornar este mercado difícil ou dispendioso.

Analisando todos estes aspectos, investigue quais são os mercados em que é possível entrar e actuar mais depressa, recuperando também mais rapidamente o investimento.

Ao estudar atentamente a concorrência, a dimensão e resultados comerciais dessas empresas, poderá entender melhor qual pode ser a posição relativa da sua empresa dentro desse mercado. E também como pode usar as fraquezas dos seus concorrentes a seu favor, fazendo mais, melhor, diferente, mais barato…

A procura será factor crucial na escolha dos mercados a atingir. De qualquer maneira, por razões de proximidade geogáfica, económica e cultural, há alguns países que são habitualmente os primeiros em que uma empresa portuguesa pensa. Ou seja, Espanha, a União Europeia e os países africanos de língua oficial portuguesa.

No caso de Espanha, devido à proximidade, vender aos nossos vizinhos é uma oportunidade de exportar a custos mais baixos, com riscos mais fáceis de controlar e outra vantagem: Pode ser um terreno de ensaio para voos mais altos.

Estabeleça objectivos de curto, médio e longo prazo. Daqui a seis meses, um ano, um ano e meio, quanto vai vender? Que quota de mercado vai ter? Quais vão ser os seus lucros e a rentabilidade dos seus investimentos? Estabeleça datas concretas para cada um dos seus objectivos concretos.

Definir os objectivos da empresa e cada uma das etapas a atingir faz com que consiga ir medindo o progresso desta aposta de exportação periodicamente, ao longo do tempo.

Também ajuda a motivar os seus funcionários, através dessas metas que deverão ser alcançadas e que serão avaliadas a cada período.

Uma forma possível de entrada num mercado passará pela criação de uma aliança com uma empresa que ofereça produtos complementares aos seus.

Poderão criar juntos  novos produtos e estabelecer departamentos de exportação conjuntos. Isso poderá fornecer vantagens competitivas e uma oferta de mercado mais forte, com mais valor acrescentado: Tornará mais fácil enfrentar os concorrentes locais, bem estabelecidos no país e dotados de uma posição mais confortável.

Subscribe to the Newsletter

Subscribe to the Newsletter

Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.