Contact us for more information

I want to be contacted
Knowledge Blog

Quais são as vantagens de proteger a sua marca?

12 09 2016
Quais são as vantagens de proteger a sua marca?

A crise, a competitividade e as novas exigências da estrutura empresarial são apenas alguns dos motivos que levaram à cada vez maior criação de novas empresas.

Hoje em dia, e ao contrário do que sucedia há alguns anos, abrir um negócio é uma tarefa que parece relativamente simples. No entanto, uma empresa e uma marca são muito mais que um registo formal. Mais importante que a sua constituição é a definição de uma estratégia eficaz de marketing e a definição de trâmites que lhes confiram a devida proteção legal. Uma marca é, por definição, a representação simbólica de uma empresa, de um produto ou de um serviço, sendo aquilo que a permite distinguir e diferenciar no mercado. Definir a marca é, no entanto, um dos passos estratégicos mais complexos do início de qualquer negócio – e implica, necessariamente, um conhecimento amplo de técnicas de marketing, das especificidades do mercado e das exigências e normas legais para a proteger. A marca é, assim, o mais valioso ativo de qualquer empresa, sendo precisamente aquilo que lhe vai permitir alcançar notoriedade, distinção, clientes e, logo, vendas. img

Quanto custa registar uma marca?

A questão que muitos empresários colocam é quanto é que vão ter de investir na criação da sua marca. O processo de constituição é relativamente simples e acessível. No “Marca na Hora”, por exemplo, o registo de uma marca envolve um custo de 200 €, com um acréscimo de 44 € por cada classe adicional de produtos e serviços. No entanto, a principal questão que se coloca é até onde quer que vá a sua marca – porque da sua ambição e da sua estratégia dependem os custos (e a proteção) envolvidos no processo. Atualmente, existem sistemas de incentivo ao empreendedorismo e ao investimento que apoiam na criação de empresas e de marcas, sendo os fundos comunitários do programa Portugal 2020 um dos sistemas mais relevantes e eficazes para as PME nacionais – um programa que, para o período 2014-2020, tem 25 mil milhões de euros disponíveis para apoiar a nossa economia e a criação de novos negócios.

Evite os riscos associados à criação de uma marca

Já vimos que criar e registar uma marca não é um processo simples e que se esgota na formalidade do registo. Mais do que isso, é importante protegê-la e saber como posicioná-la estratégica e legalmente no mercado. Uma marca registada não é necessariamente uma marca protegida. É preciso adorná-la com contornos estratégicos e legais que permitam evitar quatro riscos comuns à vida (sobretudo à inicial) de uma marca:
  • Roubo. A propriedade intelectual tem contornos específicos que apenas os especialistas conseguem gerir. Uma marca que descurou este princípio é uma marca vulnerável a que terceiros a usurpem e utilizem;
  • Mudança de marca. É muito habitual que aquilo que foi pensado e definido para uma marca tenha de ser totalmente revisto, depois de realizadas as devidas análises à marca, ao mercado e à concorrência. Neste caso, é necessário fazer uma redefinição do conceito, da identidade, da cultura e da estratégia da marca, obrigando a uma reformulação de todos os critérios predefinidos;
  • Confusão entre marcas. Num mercado em que existem milhões de marcas ativas, é comum que muitas delas apresentem semelhanças bastante próximas (o que pode ser devido a descuros na definição estratégica das mesmas ou a ações anti éticas da concorrência). Assim, ao criar e gerir uma marca é essencial que se definam padrões de diferenciação muito claros, mantendo um acompanhamento constante do mercado com vista a auscultar a mobilidade de marcas semelhantes que possam comprometer a viabilidade da inicial;
  • Concorrência desleal. O mercado nem sempre tem movimentações éticas ou legais, sendo habitual que empresas e marcas pratiquem atividades ilícitas que podem anular a eficácia e a sobrevivência de outras marcas. Para combater este problema, é essencial que os empresários se munam das ferramentas indicadas para monitorizar o mercado e dar resposta, quando necessário, a qualquer ato ilícito ou desleal praticado pela concorrência.
Como se pode, então, perceber, criar e gerir uma marca não é uma tarefa fácil. Mas pode sê-lo, se existir um devido acompanhamento por parte de profissionais especializados na gestão, na proteção e no desenvolvimento de marcas.
Subscribe to the Newsletter

Subscribe to the Newsletter

Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.