Contact us for more information

I want to be contacted
Knowledge Blog

Os 6 segredos do financiamento à internacionalização

14 11 2016 Investment and Financing
Os 6 segredos do financiamento à internacionalização

Para internacionalizar a sua empresa, vai precisar de fundos. Assim, convém saber qual é a visão e quais são as prioridades que têm as entidades estatais quanto ao financiamento à internacionalização. A Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento e Emprego (EFICE) determina as direções que deve seguir o Programa Portugal 2020, ajudando a perceber o que deseja o Estado financiar e como.

Financiamento para internacionalizar

Essa estratégia está virada para o crescimento da economia, apontando para que, em 2020, este seja muito superior a 1,5%. Podemos dizer que o Portugal 2020 pretende modernizar e dinamizar a indústria, aumentar a competitividade e a diferenciação no mercado internacional. Deseja-se que a fatia da indústria transformadora aumente até 18 por cento em 2020. E que as exportações representem 45% do PIB no mesmo ano.

O PT2020 visa outro alvo não menos importante. Que o investimento em Investigação e Inovação seja de 2,7% do PIB daqui a três anos. E o Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização do Governo coloca um conjunto de desafios... Os candidatos ao financiamento à internacionalização deverão olhar para eles com muita atenção.

Por exemplo, pretende-se reforçar a internacionalização do Sistema de Investigação e Inovação, diversificando as formas de financiamento da Investigação e Desenvolvimento. Deseja-se incentivar as empresas a que participem no processo de obtenção de conhecimento. E também aumentar o seu investimento e a sua aposta na Investigação e Desenvolvimento, já que o mercado português sofre de um problema significativo no que toca a inovação e criação de produtos que a incorporem.

É também verdade que o PT2020 quer aumentar a competitividade e a internacionalização do sector agroalimentar. Bem como fazer crescer a cooperação entre empresas em tudo o que tem a ver com produção, evolução tecnológica e colocação dos produtos no mercado.

A economia do mar é uma área que está debaixo do foco do P 2020, quer seja através de atividades já anteriormente existentes ou outras novas. Outra prioridade estatal assumida nos documentos que descrevem a estratégia do país para a internacionalização é alargar a base exportadora. Ou seja, diversificar os mercados de destino dos produtos nacionais e valorizar a forma como o país é visto enquanto criador e difusor de conhecimento e inovação.

Estimular a difusão de tecnologias e processos de produção avançados e sofisticados, bem como mais competitivos, nas empresas portuguesas, é uma consequência lógica do que já foi dito. E isso também passa por utilizar ao máximo a capacidade de inovação dos doutorados, no que toca a modernizar, inovar e internacionalizar.

O PT2020 desafia igualmente as PME a prepararem-se para concretizar estratégias de negócio avançadas. Fazendo suas aliadas as Tecnologias de Informação e Conhecimento, a ecoinovação, a qualidade e a logística. O programa é favorável à consolidação empresarial. Ou seja, a processos que envolvam fusões, aquisições e alianças estratégicas, reforçando as empresas portuguesas e fazendo com que partilhem custos e dificuldades na sua busca de internacionalização e aumento da competitividade.

São algumas das preocupações que deverão estar presentes nos seus projetos de internacionalização, para que possam mais facilmente ser financiados e bem sucedidos.

Subscribe to the Newsletter

Subscribe to the Newsletter

Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.