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Internacionalizar uma Empresa

09 06 2021
Internacionalizar uma Empresa

Levar o seu negócio além-fronteiras é o sonho de qualquer empresário, mas nem sempre é tarefa fácil e os obstáculos que as empresas encontram são demasiados. Uma preparação adequada e o apoio de parceiros à altura fazem com que este processo se torne mais rápido e menos complexo para as empresas.

Internacionalizar uma Empresa Antes de internacionalizar, é necessária uma avaliação exaustiva da envolvente do negócio, dos mercados e da própria organização para melhor acautelar todos os fatores críticos. - Propensão Internacional do Produto/Negócio Nem todos os produtos são internacionalizáveis. Muitas vezes pela sua natureza, por custos de logística, ou pela forte concorrência, a expansão para mercados externos não é solução. É  indispensável uma análise pormenorizada antes de realizar qualquer investimento no processo de internacionalização. - Diferenciação da Concorrência Para ter sucesso nos mercados internacionais é fundamental que a sua empresa consiga introduzir algo novo ou diferenciador no seu produto. Cada mercado tem as suas próprias especificidades, mas qualquer empresa que se queira internacionalizar terá de enfrentar a “liability of foreignness”, quando comparada com empresas locais. Dessa forma, o estudo da concorrência é imprescindível para a correta assunção das oportunidades no mercado. - Avaliação da Mudança A internacionalização acarreta vários desafios, para os quais uma empresa pode não estar totalmente preparada. São vários fatores externos e internos a ter em conta, tal como a avaliação da capacidade de produção, seja para manter os clientes atuais como para suprir os novos mercados externos, ou a capacidade dos recursos humanos que suportam e acompanham a empresa neste processo. Estas são algumas das causas que acabam por ditar o (in)sucesso da estratégia internacional. - Direção do Processo Após as avaliações internas, dos concorrentes e do próprio produto ou negócio, é importante identificar quais os mercados que mais se adequam e definir uma estratégia que seja coerente com a capacidade financeira da empresa. A maior parte das empresas portuguesas (mais de 90%) internacionaliza-se através das exportações. Ainda assim há outras formas de entrar nos mercados internacionais, seja Investimento Direto Estrangeiro, Franchising, Contract Manufacturing, etc. -  Recuo Defensivo Não depender de um número restrito de clientes é uma boa prática em qualquer negócio, o que leva muitas vezes as empresas a internacionalizar-se. Ainda assim, é importante perceber que a estratégia definida pode falhar, ou pelas características do mercado, ou pela própria empresa, obrigando a uma alteração que pode passar pela mudança de mercado. Dessa forma, e no IDE (Investimento Direto Estrangeiro) é ainda mais importante, é necessário haver também uma estratégia definida para uma possível retirada, de forma a minimizar eventuais impactos negativos do insucesso.

O apoio Yunit

Sabemos que o caminho pode ser extremamente desafiante para as empresas e que o medo do insucesso está presente na vida dos empresários. A YUNIT presta apoio na definição e implementação da estratégia de internacionalização que melhor se adequa ao seu caso em concreto. Percebemos a importância de ter parceiros, com forte conhecimento do mercado, e por isso investimos na relação com entidades e empresas locais que nos ajudam a materializar esta estratégia. Desta forma, apresentamos um conjunto diversificado de valências, conseguindo trabalhar cada um destes mercados à medida das suas necessidades.

JUNTOS VAMOS DAR O SALTO!

Para mais informações agende uma reunião com os nossos especialistas através do número: 21 330 72 02. Ou envie as suas questões para o e-mail: contacto@yunit.pt  
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