Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Y Talentos – Conheça o lado B do Rui Rodrigues

29 11 2021

"Em 1999, tinha eu 26 anos, (...) iniciei-me na atividade de consultoria estratégica em 6 empresas de Trancoso. (...) Foi o período onde mais aprendi e evolui profissionalmente, com altos e baixos, sendo que nos momentos baixos foi onde mais cresci e evolui. Cada erro/falhanço que damos é uma ótima oportunidade para nós evoluirmos e não ter medo dos desafios."

Conta-nos um bocadinho sobre o teu percurso, de onde vens, qual e onde foi a tua formação e há quanto tempo entraste na Yunit? Nasci em Ovar em 1973 (Crise do Petróleo e ainda em ditadura, lembro-me muito bem disso), logo de pequenino comecei a ouvir o chamamento do Sporting. Posso dizer que tive uma infância e uma adolescência feliz, com aquilo que nos dá a verdadeira felicidade que são a família e os amigos. Tirei a licenciatura em Relações Internacionais Económicas e Políticas na Universidade do Minho em 1995 e logo a seguir fui para tropa em Mafra, e de seguida (1996) fui estagiar numa empresa de consultoria, onde fazia o que faço ainda hoje (candidaturas a sistemas de incentivos). Em 1998 fundei a minha 1ª empresa (na área da consultoria e formação) com o Pedro Marques e outro colega. Casei-me no ano 2000 e em 2003 nasceu a minha filha. Em Março de 2012 comecei como colaborador externo na Yunit Corporate, tendo sido mais tarde integrado nos quadros da Yunit Consulting. Diz-nos um projeto ou momento que te tenha motivado especialmente ou desafiado de uma maneira inesperada. Em 1999, tinha eu 26 anos, onde a minha experiência até aí era apenas na elaboração de candidaturas, iniciei-me na atividade de consultoria estratégica em 6 empresas de Trancoso, cujo trabalho consistiu na elaboração de um diagnóstico global a cada empresa e, posteriormente, no desenvolvimento e apoio à implementação dos respetivos planos estratégicos. Foi o período onde mais aprendi e evolui profissionalmente, com altos e baixos, sendo que nos momentos baixos foi onde mais cresci e evolui. Cada erro/falhanço que damos é uma ótima oportunidade para nós evoluirmos e não ter medo dos desafios. Como descreverias a cultura da Yunit? Confiança e Seriedade, Multidisciplinar e Competência, Flexibilidade e Cooperação. Que conselho darias a alguém acabado de aterrar na Yunit, fazendo tu, parte da Yunit já há algum tempo? 😄 Não tenhas medo de errar nem dos desafios. Se não tivesses enveredado pela Consultoria o que terias escolhido? Informática. Conta-nos um hobby que tenhas ou uma atividade que tenhas muita vontade de fazer um dia! Tenho um hobby (imposto pela minha esposa) que são as caminhadas, já me custou mais do que agora, mas compensa pela beleza dos percursos que existem no nosso país, com passadiços, cascatas, montes, vales, praias fluviais… Que recomendação de livro, viagem ou outra atividade, que te foi marcante e gostarias de partilhar connosco? Recomendo uma viagem aos Açores, fui apenas a 3 (S. Miguel, Faial e Pico) das 9 ilhas, vou de certeza repetir e quero visitar as que me faltam visitar.

 LADO B 

Qual é a tua ideia de felicidade? É um jantar em Família e com os melhores amigos, onde só dizemos disparates, e a assistir à final da Liga dos Campeões onde o Sporting ganha.

Qual é a tua característica mais marcante? Racional.

Que característica gostas mais em ti? Humor.

Que característica gostas mais nos outros? Honestidade.

Se pudesses escolher o poder de um super-herói, qual seria? Teletransporte.

Não consegues viver sem o quê? Oxigénio em 1º lugar e depois Família.

Qual a música que sabes a letra de cor e és capaz de declamar neste preciso instante? Lithium (Nirvana), mais ou menos de cor.

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.