Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Os 5 “mandamentos” para obter financiamento para o seu projeto de Turismo

17 08 2023 Investimento e Financiamento
Os 5 “mandamentos” para obter financiamento para o seu projeto de Turismo

O Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva (SIIP) impõe requisitos rigorosos aos projectos turísticos que pretendam candidatar-se ao PT2030. Em comparação com outros sectores, como a indústria, a inovação no turismo é especialmente exigente.

Os objectivos do SIIP incluem:

  • Promover a inovação nas empresas, criando novos produtos, serviços e processos que acrescentem mais valor.
  • Orientar as empresas para os mercados internacionais.
  • Implementar melhorias tecnológicas e aumentar a capacidade produtiva.
  • Estimular o empreendedorismo qualificado e estruturar os investimentos em áreas com potencial de crescimento.

Os incentivos oferecidos pelo SIIP são de carácter reembolsável.

Quais são então os requisitos para os projectos turísticos que se candidatam ao Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva do PT2030?

1️⃣ A Inovação deve beneficiar não só a empresa proponente do projeto, mas também o mercado em que a empresa opera, o que é particularmente importante no sector do turismo. Não basta oferecer produtos ou serviços que não existiam antes, é essencial demonstrar que essa oferta é inovadora em relação ao mercado como um todo, e não apenas ao nível da empresa. Por outras palavras, a inovação deve, pelo menos, afetar o mercado regional.

2️⃣ Para se qualificarem para o SIIP no sector do turismo, os projectos devem estar alinhados com os seguintes critérios:

  • Criação de empreendimentos, instalações ou serviços inovadores que se destaquem e/ou apliquem tecnologias de ponta no contexto do turismo
  • Atualização de empreendimentos, instalações ou serviços, incorporando elementos inovadores e/ou características diferenciadoras, utilizando as mais recentes tecnologias
  • Alargamento da capacidade de atuação em mercados internacionais, através do redimensionamento de empresas ou equipamentos e/ou da introdução de novos serviços com características diferenciadoras

3️⃣ Para se candidatarem ao SIIP, as empresas devem participar em concursos públicos, submetendo as suas candidaturas através de formulário eletrónico disponível no site "Balcão 2030".

4️⃣ As empresas beneficiárias são seleccionadas com base no indicador de Mérito do Projeto (MP), tendo em conta os critérios de seleção específicos definidos nos concursos. Os projectos são ordenados numa lista decrescente de acordo com o mérito e, em caso de empate, é tida em conta a ordem de chegada.

5️⃣ O processo de candidatura aos Sistemas de Incentivos pode ser mais complexo do que parece à primeira vista, exigindo um conhecimento pormenorizado do quadro jurídico, bem como o domínio de várias competências e ferramentas. O recurso a profissionais especializados pode ser uma estratégia vantajosa para a empresa, com potencial impacto direto na aprovação da candidatura.

 

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.