Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Mito#03: Transformação Digital implica compra de nova tecnologia

09 10 2019
Pois…apesar da importância que a transformação digital tem na relação óbvia com as tecnologias existentes nas empresas, a realidade é que, por exemplo, o output de um diagnóstico a uma empresa (que vise essencialmente entender a sua maturidade digital e tecer um conjunto de recomendações), possa não ter a sugestão de compra de novas tecnologias. Senão vejamos:
  • As empresas muitas vezes têm tecnologia mas não a usam em todo o seu potencial – a recomendação pode passar pela optimização de uso das ferramentas existentes.
  • Muitas empresas têm tecnologia mas, por alguma razão, não houve o cuidado em criar o “diálogo” entre os vários sistemas, pelo que continuam a existir silos de informação não comunicantes – a sugestão pode passar por integrar a tecnologia existente, alinhando com os processos core inter departamentais.
  • Algumas PME têm sistemas on premise, ou seja, com os servidores “dentro de casa”, com vários problemas associados ao suporte físico às máquinas, actualização de SW, segurança dos dados, necessidade de compra de novas máquinas de x em x tempo, etc – a recomendação pode passar por migrar os sistemas existentes para a Cloud e optar por SaaS (Software as a Service)
Mais poderia ser dito sobre este mito mas o que é ainda mais importante é compreender que a transformação digital exige sempre e em primeiro lugar, uma mudança cultural, das pessoas, de liderança e dos processos vitais para o negócio. Só depois se deve avaliar qual a tecnologia que potencia tudo isto e que criará a tal vantagem competitiva esperada. Marcos Lopes Head of Digital Transformation na Yunit Consulting
Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.