Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Gestão financeira para decisões atempadas e informadas

08 06 2021
Gestão financeira para decisões atempadas e informadas

Tem a informação qualificada para suportar decisões na gestão financeira da sua empresa?

Gestão financeira - artigo José Brandão Os empresários portugueses têm dado mostras constantes de superação, através de uma elevada capacidade de adaptação e resiliência. Olhando para um contexto de incerteza acentuado por uma pandemia cujo fim e impacto continuam imprevisíveis, as empresas, em especial as PME, por natureza menos robustas financeiramente, necessitam dar especial atenção à Gestão Financeira para garantir a sua sobrevivência. Ou até crescer em tempos de crise, aproveitando as oportunidades do mercado. A experiência de uma realidade de mais de 600 Clientes, distribuídos por todos os setores de atividade, mostra que há um conjunto de iniciativas que se têm revelado mais eficazes para que a tomada de decisão seja atempada e decorra da melhor informação, nomeadamente: • Análise ao desempenho do setor em que a empresa se insere. Comparando as estruturas de custos e rendimentos, as respostas à pandemia, e as dinâmicas de atuação no mercado; • Aproximação dos órgãos de administração, gestão e direção às Entidades, para que a velocidade das decisões seja otimizada; • Revisão dos processos administrativos e financeiros, incluindo as ferramentas e capacidades tecnológicas instaladas, para aumentar a capacidade de resposta; • Verificação da capacidade de angariação de novos capitais, próprios e alheios, não descurando a entrada no capital por entidades externas; • Reavaliação dos Orçamentos e do Plano de Tesouraria, orientando para que sejam ferramentas de curto prazo em constante atualização e controlo.

Gestão financeira facilita soluções

Negócios saudáveis e empresas capazes ficam altamente condicionadas pela falta de liquidez, que pode colocar em causa a própria continuidade da sociedade; as iniciativas elencadas permitem decisões mais qualificadas e apoiadas em análises robustas, facilitando ou permitindo: • Renegociar com a Banca os financiamentos em curso; • Reprogramar os financiamentos associados ao PT2020; • Reduzir Custos Operacionais, FSE e/ou RH; • Encontrar as soluções mais eficazes de Factoring e Confirming (quer de clientes quer de fornecedores); • Angariar novos capitais, próprios e/ou alheios, em adição aos financiamentos bancários, através de investidores institucionais; • Fusões e aquisições de empresas do mesmo setor; • Soluções mais drásticas, como as medidas PEVE, RERE, PER, ou até processo de insolvência. De forma antecipada, com melhores condições para todos os stakeholders. Pela experiência, fica clara a importância das empresas se aproximarem de todos os stakeholders. Uma nota especial diz respeito ao Capital Humano. Nunca foi tão importante incentivar o compromisso de todos os RH, exigindo responsabilidade individual na resposta à pandemia. Contudo, não menos importante, o compromisso dos RH na prossecução dos objetivos da empresa permitirá que esta faça o seu papel de criação de valor para a recuperação económica do país.

E a concorrência?

Um outro aspeto que se tem verificado como pertinente, prende-se com a forma como as empresas olham o mercado. As dinâmicas de concorrência alteraram-se substancialmente: além da seleção natural, isto é, do desaparecimento dos concorrentes menos estruturados, com balanços mais desequilibrados, ou que deixam de cumprir os seus compromissos, gerando óbvias oportunidades, existem também mecanismos cada vez mais colaborativos. Clarificando, um concorrente pode também ser um parceiro, que garante as nossas encomendas em períodos em que a empresa se vê obrigada a parar a produção por insuficiência de pessoal - como acontece caso haja colaboradores infetados, ou que tenham de ficar em quarentena. Esta dinâmica cria oportunidades de parceria que não seriam prováveis até então. Olhar o mercado sob estas perspetivas aumenta a probabilidade de um resultado mais favorável para todos. O mercado encontra-se em mudança cada vez mais acelerada, pelo que é fundamental existir informação qualificada para suportar decisões atempadas. As empresas podem ainda encontrar formas mais colaborativas de estar no mercado, potenciadoras da criação de riqueza e da efetiva retoma e recuperação da economia nacional. Em suma, além da necessidade de maximizar a obtenção de rendimentos, uma eficaz Gestão Financeira tornou-se absolutamente decisiva para que as empresas sobrevivam e tenham sucesso no período em que vivemos. José Brandão Diretor Financeiro, Yunit Consulting (Artigo publicado na edição de Maio/2021 da Revista "Actualidade" da CCILE - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola e editado a 23/08/2021) Para mais informações agende uma reunião com os nossos especialistas, através do número: 21 330 72 02. Ou envie as suas questões para o e-mail: contacto@yunit.pt
Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.