Contact us for more information

I want to be contacted
Knowledge Blog

Transformação Digital: Fatores Críticos de Sucesso

02 07 2019

É certo que o “Portugal Websummit” de hoje tem reunido eventos e iniciativas que fazem com que uma grande percentagem das empresas Portuguesas esteja já sensível ao tema “Digital”.

São muitas as empresas que iniciaram uma forte estratégia de comunicação digital, e que usam as redes sociais como amplificador da sua marca, ambicionando uma maior proximidade com os clientes e uma presença mais global.

Apesar deste “awareness”, desta consciência digital, parece faltar a uma grande parte das empresas, uma estratégia concertada para a “transformação digital”. É um facto, que esta mudança é transversal a toda a empresa, e que implica uma grande reestruturação interna a nível de processos, de tecnologias, e mais importante, a nível de recursos humanos. Dos fatores críticos de sucesso para a transformação digital, parece consensual que o fator humano, quer cultural quer de liderança, seja o mais importante para o sucesso das empresas que atuam com uma visão global, ignorando fronteiras, mas atentas às diferenças culturais e às novas necessidades do cliente Digital. A transformação digital não é um processo fácil nem imediato, e o retorno do investimento só é possível se existir um compromisso de toda a equipa na implementação dessa mudança, assim como de uma consultoria especializada, com consultores capazes de auxiliar no desenvolvimento a nível de diligências e/ou investimentos. A boa notícia é que, apesar da relutância dos gestores em aceitar ajuda externa e de ceder ao aparecimento de novas práticas, existe em Portugal um crescimento acentuado de empresas eficientes focadas nesta especialização. Esta resistência é mais recorrente em empresas tradicionais, com negócios familiares de duas ou três gerações, que se sentem ameaçadas com a nova geração de nativos digitais, que por já terem nascido num mundo digital, não têm estruturas pesadas e estão habituados a testar vários modelos de negócio e de monetização, sem grandes custos ou impactos. É a velha história da agilidade do rato versus do elefante. Estes “new entrants” aparecem como concorrentes surpresa, em qualquer setor, sem ter o expertise dos “elefantes” mas com estruturas muito leves e uma agilidade incrível nos seus processos internos e de facing com o cliente, nos modelos de negócio, na cultura digital e no total domínio das tecnologias. Este é o fator mais importante que dita a urgência de iniciar rapidamente um processo de transformação digital sério, muito para além da típica presença online nas redes sociais e websites. Todas as empresas que aspiram a ser globais e a tornarem-se mais competitivas, têm hoje que estar munidas desta característica “camaleónica” de adaptação e transformação de acordo com as circunstâncias voláteis, de um mercado imprevisível e em constante evolução, com coragem, determinação e uma grande capacidade de adaptação.
Subscribe to the Newsletter

Subscribe to the Newsletter

Keep up to date with news on investment incentives and tax benefits and qualified information for your company's financial management decisions.