Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

You are never too small to make a difference: João Borges

06 12 2023
You are never too small to make a difference: João Borges

Fala-nos sobre o impacto que o teu trabalho já teve na vida de tantas pessoas. Não sejas modesto/a! Dá-nos um exemplo de uma história que te tenha marcado por teres tido intervenção direta no antes e no depois de uma organização e qual o impacto positivo que daí resultou.

Na minha ainda curta história na Yunit, ainda não tive em mãos um projeto de encher as medidas, mas já enfrentei situações pontuais que me marcaram de sobremaneira. Recordo um projeto de melhoria de processos numa empresa de metalomecânica… a empresa tinha diversos problemas estruturais, entre os quais a dificuldade em planear adequadamente a sua produção. No imediato, pensei que a solução passaria por elaborar e implementar um procedimento de gestão da produção. Esta empresa tinha o hábito de deixar entrar os clientes pelo portão de carga e descarga, diretamente para a zona de produção, e “obrigavam” a mesma a parar aquilo que estava no momento a produzir, para que as suas pretensões e expectativas fossem correspondidas. Tudo isto causava um enorme constrangimento, não só pelo receio de “perder” o cliente, mas também porque criava um efeito de “bola de neve” no incumprimento de encomendas a jusante. A efetiva solução foi imensamente mais simples do que aquela que inicialmente projetei… De sugerir que a empresa fechasse o portão para que os clientes não acedessem diretamente à produção. Apesar de alguns obstáculos que a empresa enfrentou e enfrenta, foi um passo absolutamente marcante na sua evolução do ponto de vista organizacional e produtivo, pelo que de facto, basta por vezes uma simples palavra para fazer a diferença.

O que mais te apaixona no teu trabalho? 

Emocionalmente, o trabalho afeto à melhoria de processos é como uma "montanha-russa", feito de avanços e recuos, muito relacionados com o compromisso que o cliente assume com o projeto em causa. No meio disto, o que acaba por apaixonar é o sentimento do valor acrescentado que se consegue, na maioria dos casos, ver e medir, mas sobretudo sentir, e que perduram ao longo do tempo, no mais ínfimo dos aspetos de uma empresa.
Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.