Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Y Talentos – Conheça o lado B da Sofia Soares

17 09 2021
Y Talentos – Conheça o lado B da Sofia Soares

Na rubrica Y Talentos desta semana estivemos à conversa com a Sofia Soares! Sempre achou que iria ser um "ratinho de laboratório", mas desde 2016 que ajuda as empresas portuguesas a darem o salto. Não consegue viver sem dormir e está a ganhar coragem para experimentar saltar de pára-quedas!

  Conta-nos um bocadinho sobre o teu percurso, de onde vens, qual e onde foi a tua formação e há quanto tempo entraste na Yunit? Ora bem, até começar a minha vida profissional que coincide com o meu início de percurso na Yunit (ano de 2016), a minha vida sempre foi pelas Beiras. Sou de Celorico da Beira e fiz a minha licenciatura e mestrado, ambos em Ciências Biomédicas, na Universidade da Beira Interior. Actualmente vivo na terra do Galo! Tinha-te passado pela cabeça que a área de consultoria seria uma opção profissional? Não. Sempre achei que iria ser um "ratinho de laboratório". Lembras-te do teu primeiro dia na Yunit? Conta-nos qual foi a primeira impressão que tiveste da nossa equipa. Sim, perfeitamente. O meu primeiro dia de trabalho na Yunit foi no dia 26 de outubro de 2016. Ainda estávamos no escritório antigo. Sei que cheguei antes das 9h e ainda não estava ninguém, pelo que fiquei à espera no corredor (por acaso tinha lá um cantinho com sofás, algo do género). Entretanto, chega uma pessoa que eu vejo que se dirige para a sala da Yunit; levanto-me e sigo-a (com aquele misto de emoção de primeiro dia de trabalho com muito nervosismo à mistura e tal). Essa pessoa - Zé Brandão - fez o obséquio de, ao invés de me deixar entrar para a "minha" nova casa e dar-me as boas-vindas, mandar-me continuar à espera no corredor pelo Eduardo. Acham que fiquei com uma boa impressão? 😊 Diz-nos um projeto que te tenha motivado especialmente e desafiado de uma maneira inesperada.  Toda a concepção do produto SI2E-APN. Foi a primeira vez que estive envolvida num processo deste género do início ao fim, tendo sido muito estimulante e desafiante. Fiquei a conhecer todo o trabalho que exige um novo concurso, o que é necessário dominar, entre outras coisas. O que diria a Sofia de agora à Sofia estagiária acabada de chegar à Yunit? Para não ter tanto medo de arriscar, confiar mais nela própria, continuar a dar sempre o melhor dela em tudo o que faz, que com esforço, dedicação e resiliência os resultados aparecem. Como descreverias a cultura da Yunit? Considero que a cultura da Yunit se caracteriza pela sua versatilidade, quanto à capacidade de se conseguir adaptar sempre aos vários desafios e não ter medo de crescer. Conta-nos um hobby que tenhas ou uma atividade que tenhas muita vontade de fazer um dia! Quero muito ter coragem de experimentar salto de pára-quedas. Que recomendação de livro, viagem ou outra atividade, que te foi marcante e gostarias de nos deixar? A visita ao campo de concentração de Auschwitz foi algo que me marcou e me fez refletir. "Those who do not remember the past are condemned to repeat it!"

 LADO B 

Qual é a tua ideia de felicidade? Saber que fiz o máximo para ajudar o próximo. Campo; família numerosa; saúde.

Qual é a tua característica mais marcante? Saber ouvir.

Que característica gostas mais em ti? Resiliência.

Que característica gostas mais nos outros? Perspicácia.

Se pudesses escolher o poder de um super-herói, qual seria? Teletransporte. Haveria coisa melhor do que poder estar em qualquer lugar com poucos minutos de diferença?

Não consegues viver sem o quê? Sem dormir!

Qual a música que sabes a letra de cor e és capaz de declamar neste preciso instante? Nenhuma. Sou péssima com letras de música, não acerto nem uma.

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.