Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Webinar: Benefícios Fiscais direcionados aos Investimento, Inovação e I&D - 15 de Abril

07 04 2021 Benefícios Fiscais
Webinar: Benefícios Fiscais direcionados aos Investimento, Inovação e I&D - 15 de Abril

A  Yunit Consulting, em parceria com a Viseeon e a Patentree, vai realizar um webinar sobre Benefícios Fiscais direcionados ao Investimento, Inovação e I&D. 

Neste webinar iremos analisar os Benefícios Fiscais disponíveis, direcionados ao Investimento, Inovação e I&D, e daremos a conhecer em detalhe as diferentes tipologias para determinar as opções que maximizam a dedução do seu IRC, sejam: RFAI, DLRR, CFEI, SIFIDE, PATENT BOX.

Todos estes Benefícios Fiscais visam promover e apoiar o investimento em setores considerados estratégicos da economia, favorecendo o crescimento sustentável, a criação de emprego e o desenvolvimento regional, e o reforço da estrutura do capital das empresas. A lista de regras é extensa e alguns investimentos são elegíveis em mais do que uma tipologia.

Assim, qual o mais favorável para o setor da Empresa em concreto? Quais as consequências de usar um ou outro dos benefícios fiscais? Assista ao nosso webinar, no próximo dia 15 de Abril e esclareça todas as suas questões com os nossos consultores. As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio. 

 

 

Programa:

9:00 – RFAI, DLRR e CFEI II - Yunit

  • Enquadramento Geral
  • Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI)
    1. Beneficiários
    2. Condições de acesso
    3. Despesas Elegíveis
    4. Taxa de Incentivo Fiscal
    5. Limites dos Auxílios ao investimento com finalidade regional
    6. Processo de documentação fiscal
    7. Caso Prático
  • Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos (DLRR)
    1. Beneficiários
    2. Condições de acesso
    3. Despesas Elegíveis
    4. Taxa de Incentivo Fiscal
    5. Caso Prático
  • Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento (CFEI II)
    1. Beneficiários
    2. Condições de acesso
    3. Despesas Elegíveis
    4. Taxa de Incentivo Fiscal
    5. Caso Prático

10:30 – Obrigações contabilísticas e declarativas - Viseeon 

  1. Obrigações contabilísticas (Benefícios Fiscais) – Ex: Ativos por impostos diferidos
  2. Obrigações declarativas – Modelo 22

11:00 – Intervalo 11:15 - SIFIDE - Yunit

  1. Beneficiários
  2. Condições de acesso
  3. Despesas elegíveis
  4. O que são despesas de I&D
  5. Como identificar a existência de I&D nas empresas
  6. Taxa de Incentivo Fiscal
  7. Como apurar o valor de benefício fiscal
  8. Como usufruir do SIFIDE sem realizar I&D
  9. Caso prático: da identificação das atividades de I&D à submissão da candidatura

12:00 – A PI nas empresas - Patentree

  1. A importância da PI para as empresas
  2. Tipos e formas de proteção existentes
  3. PI vs Setores de atuação
  4. Como identificar o tipo de PI adequado face ao setor de atuação
  5. Patent Box (o que é, a quem se aplica, despesas elegíveis e cálculo) 

 12:45 – Esclarecimentos Finais/ Q&A  

Oradores Yunit Consulting 

Bernardo Maciel - CEO Yunit Consulting CEO e Partner da Yunit Consulting, e empresário com investimentos nas áreas de moda têxtil, restauração, música e eventos corporativos. Profissional experiente na Transformação de negócios, no apoio ao investimento, estratégia e na inovação em PME. Com um longo percurso no setor de consultoria de gestão, exerceu funções de direção de marketing e comercial pelas empresas por onde passou. Licenciado em Gestão e com formação em Gestão Estratégica da Mudança pela Northwestern - Kellogg School of Management, em desenvolvimento de negócios pela AESE Business School e pós-graduação em marketing e vendas Eduardo Silva – Coordenador Yunit Consulting Mestre em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, com 10 anos de experiência no apoio à definição e conceção de produtos e processos inovadores em empresas de vários setores; na elaboração e gestão de projetos de I&D; e na elaboração e submissão de candidaturas a sistemas de incentivos/ benefícios fiscais, QREN, FP7, Portugal2020, Horizon2020 e SIFIDE.  

 

Carlos Silvério - Consultor Yunit Consulting Licenciado em Economia e Mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus, com 3 anos de experiência em consultoria na área de implementação de projetos no âmbito do Portugal 2020; formação especializada em Fiscalidade no âmbito dos Benefícios Fiscais ao Investimento Produtivo, RFAI, DLRR e CFEI.

 

Oradores Convidados Viseeon

José Pedro Farinha - CEO Viseeon Portugal e Board Member Viseeon internacional. Licenciado em Auditoria, com mais de 20 anos de experiência, é membro especialista em Contabilidade Financeira, da OCC - Ordem dos Contabilistas Certificados. Foi Partner fundador da BTOC Consulting onde cimentou a sua liderança na gestão e coordenação de equipas de Outsourcing administrativo e financeiro, no sector público e privado, com incidência na gestão e coordenação de trabalhos de auditoria, e perícia contabilística. Vasta experiência como formador/orador de diversas ações na área da contabilidade/fiscalidade para algumas organizações, nomeadamente: OCC, entre outras, autor de diversos manuais de formação. Coautor dos livros “O Encerramento e a Prestação de Contas em SNC” em 2011, “SNC e as PME – Casos Práticos”, 2010; “O novo SNC: Todas as normas em casos práticos”, 2017; “PGC-NIF em casos práticos, 2017”. Publica habitualmente artigos técnicos em revistas especializadas, nomeadamente na revista da OTOC.

Oradores Convidados Patentree

Luís Humberto Ferreira - Qualified European Patent Attorney & Partner at PatentreeCom mais de 15 anos de experiência em propriedade intelectual, é membro fundador da Patentree. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP, no ramo de sistemas (design VLSI e testabilidade microeletrónica), e MBA pela Porto Business School. É Qualified European Patent Attorney (EPO), Agente Oficial de Propriedade Industrial (AOPI – PT) e European Trademark and Design Attorney (EUIPO). É European Patent Litigator (Univ. Strasbourg – CEIPI Patent Litigation Certificate) e árbitro de patentes perante a Arbitrare e perante os tribunais Portugueses. Tutor de European Patent Attorneys profissionais ou universitários.

Dulce Varandas - Portuguese Patent and Trademark Attorney Licenciada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP e Mestre em Economia e Gestão da Inovação pela FEP. Agente Oficial de Propriedade Industrial (AOPI – PT) e European Trademark and Design Attorney (EUIPO) com experiência profissional relevante e formação especializada em Propriedade Intelectual. Experiência profissional em assuntos relativos a todos os aspetos da gestão da inovação, começando na análise dos resultados de investigação fundamental e aplicada até ao desenvolvimento de produto, criação e gestão de redes colaborativas, gestão do conhecimento e da propriedade intelectual.

Data e hora

 15 de abril, das 9h00 às 13h00

 Inscrições

As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio.

 

JUNTOS VAMOS DAR O SALTO!

Para mais informações agende uma reunião com os nossos especialistas através do número: 21 330 72 02, ou envie as suas questões para o e-mail: contacto@yunit.pt
Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.