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Turismo industrial: a 2ª vida do seu negócio

19 03 2021 Investimento e Financiamento
Turismo industrial: a 2ª vida do seu negócio
O​​​​​​​​​​​​​​​​​ Turismo Industrial tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta suportada em visitas a fábricas em laboração e a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais e saberes fazer.

Segundo o Turismo de Portugal, o​​​​​​​​​​​​​​​​​ Turismo Industrial tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta suportada em visitas a fábricas em laboração e a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais e saberes fazer, complementadas com diferentes experiências de contacto com os produtos e processos produtivos. São várias as empresas e municípios de todo o país que dinamizam iniciativas de turismo industrial. Contribuem assim para um melhor conhecimento da produção nacional. Esta oferta, ancorada nos territórios, permitirá reforçar a sua atratividade e captar mercado nacional e internacional ao longo de todo o ano. Será relevante para reduzir a sazonalidade deste setor de atividade. O desenvolvimento do Turismo Industrial enquadra-se na Estratégia Nacional de Turismo 2027. Promove a valorização do património histórico-cultural e das atividades identitárias dos territórios que refletem a dinâmica e capacidade de inovação da produção nacional. Por outro lado, o Turismo Industrial permite estruturar e promover oferta turística, ancorada em itinerários temáticos e/ou interesses específicos da procura. Num contexto de progressivo desenvolvimento, o Turismo Industrial pretende dar resposta às expectativas dos turistas atuais. Estes procuram experiências autênticas e originais. Compreender o processo de fabrico de um determinado produto, perceber o modo de funcionar da maquinaria e experimentar o produto final, são exemplos deste tipo de turismo. Assim, o Turismo Industrial permite diferenciar a oferta turística de determinados territórios, através da valorização e partilha de aspetos identitários que conferem autenticidade à experiência. Foi feito o levantamento da oferta disponível e potencial em Portugal, nas dimensões da indústria viva e do património industrial. O país possui massa crítica suficiente para estruturar uma rede com potencial para captar mais procura nacional e internacional. Assim, os serviços associados devem garantir qualidade e competitividade compatíveis com as expectativas dos turistas que visitam Portugal através da devida certificação.

Exemplos implementados

O Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial o​rganiza, um ano após o lançamento do “Turismo Industrial - Programa de estruturação da oferta 2020”. Trata-se de um Ciclo de Webinars que visa dar a conhecer a oferta de Turismo Industrial (TI) existente, partilhar experiências nacionais e internacionais e estimular o desenvolvimento de programas turísticos passíveis de promoção. Nesta iniciativa, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Turismo do Centro identificaram diversos exemplos de projetos de turismo industrial. Em S. João da Madeira, a Empresa Industrial de Chapelaria, hoje Museu da Chapelaria, único na Península Ibérica, a Viarco, única fábrica de lápis do país em laboração, ou a metalúrgica Oliva, que renasce como incubadora de criatividade, são nomes com história, mas também com futuro e com grande potencial turístico. Famalicão, localizado no Vale do Ave, é referido inúmeras vezes como centro da revolução industrial na época da industrialização. Apresenta exemplos de indústria viva onde é possível descobrir como se produzem peças de vestuário, chocolate e vinhos na Empresa Têxtil Nortenha, Troficolor e Fábrica de Chocolates Casa Grande. Em Alcobaça criam-se peças de cerâmica na empresa viva da António Rosa; na região de Leiria, Fátima e Tomar, visitam-se unidades fabris do setor do vidro automático e de laboratório, moldes e plásticos; na Covilhã, a antiga Fábrica António Estrela /Júlio Afonso transforma-se em laboratório criativo que acolhe as mais inovadoras iniciativas de criadores locais no New Hand Lab.

A sua indústria tem história? Acha verosímeis as seguintes mais-valias:

• Cumprimento do dever social e corporativo da empresa • Atração de novos colaboradores • Maior produtividade e proximidade • Venda direta do produto • Aumento de inputs criativos e inovadores • Montra para o seu comportamento ambiental • Transparência do seu método produtivo E será que o novo negócio tem viabilidade económico-financeira? Após a identificação do investimento necessário à transformação, é importante calcular a viabilidade de alguns modelos de negócio, para caracterizar plenamente o novo negócio, quer para definir e obter o financiamento, quer para definir as ações que conduzirão à implementação do projeto. Fica o desafio para que mais empresas se juntem à Rede Portuguesa de Turismo Industrial. Célia Esteves Diretora de Sistemas e Processos, Yunit Consulting (Artigo publicado na edição de Junho da Revista “Actualidade” da CCILE – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola) A YUNIT ACOMPANHA-O DURANTE TODO O PROCESSO Para mais informações agende uma reunião com os nossos especialistas através do número: 21 330 72 02, ou envie as suas questões para o e-mail: contacto@yunit.pt

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