Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Talentos Y – Conheça o lado B do João Borges

12 12 2022
Talentos Y – Conheça o lado B do João Borges


"Como descreverias a cultura da Yunit? Acima de tudo, uma cultura de proximidade e muito informal, onde nos podemos sentir bem e dar um bocadinho de nós e das nossas vivências,
para um bom ambiente entre todos. Esta cultura ajuda-nos sobretudo na capacidade de superação quando nos "expomos" a novos desafios, seja no dia-a-dia, seja no contacto com o cliente."

Conta-nos um bocadinho sobre o teu percurso, de onde vens, qual e onde foi a tua formação e há quanto tempo entraste na Yunit? 
Sou o João, tenho 35 anos e nasci no Porto no ano de 1986 (o ano da "Mão de Deus", do Top Gun e da passagem do cometa Halley). Sobre o meu percurso, e depois de muita "luta" sobre com qual das Engenharias mais me identificava, acabei por me especializar na vertente de Ambiente e
mais recentemente, em Gestão Industrial.
Estou na Yunit desde novembro de 2018, depois de algumas aventuras na gestão de processos em diversas empresas, a que tenho dado seguimento por cá, mas cada vez mais a estender-me a novos e aliciantes projetos.

Diz-nos um projeto ou momento que te tenha motivado especialmente ou desafiado de uma maneira inesperada.
Talvez o 1.º dia de trabalho tenha sido o momento que mais me marcou e desafiou, sobretudo por não saber o que esperar de colegas e dinâmicas, visto que vinha de uma "vida" na indústria, completamente diferente. No 1º dia, as pessoas pareceram-me simpáticas demais, algo a que não estava de todo habituado… Mas hoje ainda é assim!

Como descreverias a cultura da Yunit? 
Acima de tudo, uma cultura de proximidade e muito informal, onde nos podemos sentir bem e dar um bocadinho de nós e das nossas vivências, para um bom ambiente entre todos. Esta cultura ajuda-nos sobretudo na capacidade de superação quando nos "expomos" a novos desafios, seja no dia-a-dia, seja no contacto com o cliente.

Que conselho darias a alguém acabado de aterrar na Yunit?
O conselho que dou aos recém-chegados é o de serem curiosos, dando prioridade àquilo que ouvem… Dentro do nosso sistema de trabalho e pela experiência vivida no escritório do Porto, aprende-se muita coisa a ouvir os outros, mesmo quando "a conversa" não nos envolve diretamente.

Se não tivesses enveredado pela consultoria, o que terias escolhido? 
O sonho e a paixão de muitos rapazes dos meus tempos de infância era o de ser jogador de futebol… e o meu também era. Não propriamente o sonho de ser uma super-estrela, mas sim um jogador para o grupo, uma mais-valia dentro de uma equipa… Os anos passaram, e ao contrário do que me diziam que ia acontecer, nunca me passou a vontade de ser jogador, por isso era no Futebol onde me imaginava estar. Aliás, há uns longos anos atrás, mais perto da minha melhor forma, acreditava mesmo
que tinha o potencial para tal…

Conta-nos um hobby que tenhas ou uma atividade que tenhas muita vontade de fazer um dia! 
Sou um "nerdzinho" de jogos, sejam de tabuleiro, consola ou outros do género, o que me permite usufruir de diversos imaginários e partilhar de tempo e diversão com amigos. Mas é como escuteiro que ocupo grande parte do meu "outro" tempo, e que permitiu, entre outras coisas, conhecer inúmeros locais por esse país e mundo. Hoje, já consigo organizar e viver atividades que me permitem conciliar estas duas realidades, mas ainda há muito por criar e descobrir.

Que recomendação de livro, viagem ou outra atividade, que te foi marcante e gostarias de partilhar connosco?
Fazer os caminhos de Santiago… foi algo realmente inspirador. Não só pela redescoberta de mim mesmo, mas também pelo contacto com a Natureza e pessoas de todo o Mundo, que nos abre uma perspetiva
claramente diferenciada da vida.



 LADO B 

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Y-entrevista-LadoB-300x292.png

Qual é a tua ideia de felicidade? Uma casa na montanha, o silêncio, uma neblina e um copo de vinho tinto.

Qual é a tua característica mais marcante? Considero a Lealdade como a minha melhor característica.

Que característica gostas mais em ti? Ser organizado (à minha maneira).

Que característica gostas mais nos outros? Simplicidade e sentido de humor

Se pudesses escolher o poder de um super-herói, qual seria? O poder de concretizar pensamentos (resolvia muita coisa!).

Não consegues viver sem o quê? Não consigo viver sem Futebol.

Qual a música que sabes a letra de cor e és capaz de declamar neste preciso instante? Tenho um gosto eclético, mas esta têm-me acompanhado: "Nathan Evans, Wellerman".

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.