Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Saiba tudo sobre o apoio ao investimento para a indústria 4.0

10 10 2016
Saiba tudo sobre o apoio ao investimento para a indústria 4.0

É conhecida como a quarta revolução industrial e já está em curso em Portugal. A indústria 4.0 integra-se na área de inovação na Economia do Programa Nacional de Reformas e caracteriza-se pela utilização das novas tecnologias ao serviço da indústria. O objetivo é, então, permitir que as empresas avancem na digitalização dos seus processos, anulando a barreira geográfica que apenas as novas tecnologias conseguem transpor. Esta iniciativa surgiu como resposta à mudança do comportamento e das necessidades dos consumidores, que cada vez mais procuram produtos específicos e personalizados - algo que a indústria tradicional não lhes consegue oferecer.

Mas a inovação tecnológica é, como sabido, algo que exige duas esferas essenciais: os conhecimentos na área e o orçamento para a implementação de novas medidas. A boa notícia é que isto pode estar facilmente ao alcance de qualquer empresário que apresente uma estratégia concertada de transformação digital da sua indústria. O apoio ao investimento para a indústria 4.0 é, agora, uma realidade.

Apoio para a industria

Que tipo de apoio ao investimento existe para a indústria 4.0?

Até ao final deste ano, a Portugal Ventures, sociedade pública de capital de risco, terá 10 milhões de euros disponíveis para empreendedores que apresentem projetos inovadores no âmbito da transformação digital da indústria, podendo cada nova empresa tecnológica candidatar-se até 500 mil euros de investimento. Esta iniciativa vai permitir que, numa fase inicial, sejam apoiadas duas dezenas de projetos, numa clara aposta no desenvolvimento industrial e comercial portugueses.

No entanto, as boas notícias não se ficam por aqui. As start-ups que apresentem maior potencial de sucesso nos mercados nacional e internacional poderão ser alvo de mais financiamento através de rondas de investimento de capital de risco privado, existindo ainda a possibilidade de se candidatarem a apoios comunitários no âmbito do Portugal 2020 ou do Horizonte 2020. Esta injeção complementar de investimento pressupõe apenas que o conjunto das suas participações, juntamente com a da Portugal Ventures, seja igual ou superior a 50% do capital da empresa objeto do investimento.

O Comité Estratégico da Iniciativa Indústria 4.0, uma iniciativa governamental que conta com a participação de 64 empresas a operar em Portugal, já informou, através de uma declaração do Primeiro-Ministro português, que "o desafio do nosso futuro é termos talento e conseguirmos mobilizá-lo, a par da capacidade de investir e de criar valor, pois esta revolução é permanente, coloca-se todos os dias, o que obrigará à procura de novas respostas em permanência. Assim é no mundo das redes digitais".

Critérios de elegibilidade ao apoio ao investimento

Podem candidatar-se aos apoios ao investimento 4.0 todas as start-ups (a constituir ou com menos de 3 anos) e spin-offs empresariais e/ou universitários que desenvolvam soluções baseadas nas tecnologias que caracterizam a quarta revolução industrial, com o pressuposto de que essas soluções devem ser globalmente comercializáveis e que devem apresentar forte potencial competitivo a nível internacional.

Os projetos elegíveis a este apoio ao investimento devem, assim, basear-se em tecnologia e conhecimento próprios e/ou onde os promotores tenham participado no seu desenvolvimento, e/ou obtido o licenciamento da propriedade intelectual. Estes projetos podem inserir-se em sete áreas de conhecimento e intervenção - sistemas ciber-físicos, redes de comunicações, virtualização/simulação, digitalização, eficiência energética e ambiental, inteligência artificial e smart & new materials - podendo enquadrar-se em duas fases:

  • Projetos em fase Seed: apresentando uma tecnologia/produto "comercializável" à escala global, com protótipo que permita validar de forma sólida a aplicação prática da tecnologia e/ou da ideia de negócio. Estes projetos devem ainda considerar a apresentação de potenciais clientes com interesse confirmado no produto e que necessitem de fundos para o arranque da operação;
  • Projetos em fase Start-up: dispondo já de uma tecnologia/produto com potencial industrial e apresentando já uma carteira de potenciais clientes a requerer fundos para acelerar o desenvolvimento inicial e que sustentem a entrada em novos mercados.

Tratando-se de um processo com complexos critérios de candidatura e de gestão, a Yunit Consulting disponibiliza uma equipa de profissionais altamente especializados nesta área e preparados para assegurar a todos os empreendedores os seguintes serviços:

    • Desenvolvimento de um Plano de Negócios
    • Aplicação do formulário de candidatura

Acompanhamento e suporte nas fases processuais:

    • Pré-Avaliação (screening - 1ª fase de um processo estruturado de avaliação)
    • Painéis de Peritos (sessão de apresentação de projetos seguida de um período para perguntas e respostas)
    • Avaliação pela Portugal Ventures (projetos selecionados são chamados para uma segunda apresentação por forma a avaliar a oportunidade de negócio e tomar a decisão de investimento)
    • Investimento (negociação e contratualização)

Assim, se quer fazer parte da quarta revolução industrial e desenvolver um negócio com alto potencial de desenvolvimento e crescimento global, saiba que chegou a hora de avançar com o seu projeto.

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.