Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Saiba mais sobre a Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior

27 01 2017
10 milhões de euros. É este o montante que a Linha de Apoio à Valorização Turística, do Programa Valorizar, tem para projetos realizados na área do turismo. Este programa, criado pelo Despacho Normativo n.º 9/2016, de 28 de outubro, pretende, deste modo, promover a contínua qualificação dos destinos nacionais através da regeneração, requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo, bem como da valorização do património cultural e natural do país. turismo_2020 Assim, se tem projetos nesta área, saiba que a Linha de Apoio à Valorização Turística prevê o financiamento destes projetos, implementados por entidades públicas e privadas, com apoios financeiros que podem ascender a 90% do valor das despesas elegíveis. São consideradas enquadráveis neste programa todas as empresas que cumpram, nomeadamente, as seguintes condições: terem contabilidade organizada, terem situação regularizada com o Estado e com o Turismo de Portugal, I.P., assegurar os recursos humanos e físicos necessários ao desenvolvimento do projeto e o projeto tem de estar localizado num território do interior.

 

No entanto, para que a candidatura seja efetivamente válida, tem de garantir que o seu projeto se enquadra numa das seguintes tipologias:
  • Projetos de valorização ou incremento da oferta de Cycling & Walking que concorram para o posicionamento internacional de Portugal como destino competitivo para a prática destas atividades;
  • Projetos de valorização do património e dos recursos endógenos das regiões ou de desenvolvimento de novos serviços turísticos com base nesse património e nesses produtos, contribuindo para o reforço da atratividade de destinos de interior ou para a dinamização de cross-selling regional;
  • Projetos de desenvolvimento de atividades económicas do turismo ou com relevância para o setor, assim como de valorização e de qualificação das aldeias portuguesas
  • Projetos que tenham em vista a estruturação de programas de visitação turística em destinos de interior;
  • Desenvolvimento de calendários de eventos com potencial turístico e com impacto internacional realizados nos territórios do interior ou com impacto nesses territórios.
No âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística, os projetos e as iniciativas de empresas têm como limite máximo de apoio 150 mil euros, enquanto as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos podem candidatar os seus projetos com um apoio até 400 mil euros. Os incentivos previstos para as empresas e para as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, assumem as modalidades de incentivo reembolsável e incentivo não reembolsável, respetivamente. Se reúne estas condições, é provável que o seu projeto seja um forte candidato ao financiamento desta Linha. Estão abertas as candidaturas desde o dia 1 de Janeiro de 2017 até ao dia 31 de Dezembro de 2017. A equipa da Yunit Consulting dispõe de profissionais especializados que poderão ajudar no apoio no enquadramento de projetos turísticos no âmbito da presente linha - que podem ser acumuláveis com os apoios concedidos ao abrigo do Portugal2020 - , na elaboração do Plano de Negócios e na preparação dos procedimentos decorrentes do regime da contratação pública, quando aplicável, bem como no acompanhamento da execução e encerramento do projeto.

 

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.