Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Portugal 2030: tudo o que já se sabe sobre o lançamento | Conheça as três novidades

02 03 2023

Parece que agora é que é! Depois da abertura das pré-candidaturas e da Comissão Europeia ter aprovado todos os programas do novo quadro comunitário, Março foi confirmado como o mês de lançamento do Portugal 2030.

Esta é uma notícia há muito aguardada, permitindo desta forma às empresas portuguesas terem um músculo maior quando preparam os seus projetos de investimento.

Conheça as três novidades:

 

  1. Março será o mês do lançamento do Portugal 2030
    Segundo a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em entrevista ao Expresso, é já em março que serão lançados os primeiros avisos de abertura do Portugal 2030.
    A nossa expectativa é de podermos lançar os primeiros avisos de cada um dos programas até ao fim de março. Estamos, neste momento, a identificar os primeiros avisos”, explica a ministra da Presidência.
  2. Plano Anual de Avisos em Setembro
    Uma das novidades, avançadas pelo Expresso, é que o Portugal 2030 promete disponibilizar um calendário atualizado dos diferentes avisos de abertura dos concursos aos apoios europeus para os 12 meses seguintes - o Plano Anual de Avisos -, de modo que empresários, autarcas e demais beneficiários possam planear melhor as suas candidaturas e projetos de investimento.
    Durante o verão estaremos a trabalhar para, a partir de setembro, entrar o Plano de Avisos (…) Com este instrumento passamos a ter uma previsibilidade maior. Para as empresas, que se podem organizar porque já sabem quando está previsto o lançamento de um determinado aviso, e também para a gestão das equipas, que depois tem de analisar”, explica a ministra da Presidência.
  3. As grandes empresas podem ficar de fora mas há duas alternativas
    As grandes empresas - acima de 250 trabalhadores - já não podem ir ao Portugal 2030 buscar os tradicionais incentivos à inovação produtiva que permitem investir em fábricas ou comprar máquinas.
    No entanto, Mariana Vieira da Silva lembra que o PT2030 prevê o acesso das grandes empresas aos apoios para projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) desde que em parceria com PME.
    De acrescentar também que o ministro da Economia, António Costa Silva, e o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, revelaram a intenção do Governo negociar a flexibilização destas regras no contexto da resposta da União Europeia ao Inflation Reduction Act, o pacote de incentivos lançado pelos EUA para atrair empresas para o outro lado do Atlântico.

 

Até ao lançamento oficial, o que é que as empresas já podem fazer para agilizar a candidatura?

Antecipar, Antecipar e Antecipar para tudo correr bem!

As pré-candidaturas no âmbito dos Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&D empresarial) e à Inovação Produtiva do PT2030 já estão abertas. Este passo é fundamental para maximizar a probabilidade da aprovação da sua candidatura.

3 principais motivos para avançar, o quanto antes, com a sua pré-candidatura:

  • Estar à frente da concorrência
  • Iniciar os investimentos no dia seguinte à submissão do projeto
  • Posicionar melhor o projeto nas fases posteriores de candidatura e decisão 

Saiba mais no nosso artigo dedicado a este tópico.

Fale connosco

Sabemos que fazer crescer um negócio não é tarefa fácil. Exige dedicação, persistência e atenção diárias. Na Yunit apoiamos as empresas a tomar melhores decisões para que possam dar o salto qualitativo que ambicionam no seu crescimento. Por isso, sabemos que é essencial preparar com antecipação as candidaturas ao PT2030.  

E para não haver surpresas, estes são os passos essenciais: 

  • Elaborar a Análise Estratégica e o Estudo de Viabilidade (Plano de Negócios)
  • Assegurar as fontes de financiamento necessárias (sem considerar apoios do PT2030)
  • Enquadrar nos Sistemas de Incentivos Existentes mais adequados

Para garantir aprovação na sua candidatura é importante confiar na ajuda de profissionais especializados. Agende uma conversa com a nossa equipa de consultores para avançarmos com a sua pré-candidatura.

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.