Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Vai Avaliar Uma Empresa? 6 Erros Comuns Que Deve Evitar

19 02 2019

UMA AVALIAÇÃO JUSTA É ESSENCIAL À DECISÃO.Vai Avaliar Uma Empresa? 6 Erros Comuns Que Deve Evitar

Se tem em mente vender, comprar ou investir numa empresa, saber qual é o seu valor é a pergunta de um milhão. Avaliar uma empresa é uma operação complexa, em que é fácil cometer erros. Foi por isso que preparámos para si estes 6 erros mais frequentes na avaliação de empresas. Erro 1 - OLHAR SÓ PARA OS DADOS CONTABILÍSTICOS  Ao determinar o valor de uma empresa, o caminho mais óbvio é consultar os dados contabilísticos — até porque o Relatório e Contas está já ali à mão. Mas olhar só para esses números é insuficiente. Pense, por exemplo, numa empresa que está a começar, mas que tem um produto com grande procura, que mais nenhum concorrente possui. Possivelmente, uma empresa assim não terá muitos ativos, o que reduz o seu valor contabilístico. Se a avaliação se basear só nesse indicador, não fará justiça ao valor da empresa. Erro 2 - USAR UMA SÓ METODOLOGIA DE CÁLCULO O valor de uma empresa depende de muitos fatores. Saúde financeira, o contexto em que opera, perspetivas de futuro… Por isso, há muitas metodologias de avaliação — e cada uma dá um ângulo diferente do negócio. Mas a melhor prática é usar três:
  • Discounted Cash Flow — baseada nas projeções de negócios futuros
  • Múltiplos — chega ao valor da empresa comparando-a com outras do mesmo setor de atividade
  • Patrimonial — leva em conta os ativos e passivos da empresa ao valor de mercado
Na Yunit Consulting, por exemplo, é precisamente isso que fazemos, para garantir aos nossos clientes uma avaliação rigorosa e abrangente. Erro 3 - SER IRREALISTA NAS PERSPETIVAS DE FUTURO Uma das principais componentes do valor de uma empresa é o seu potencial de negócios no futuro. Avaliar esse potencial exige fazer previsões — um terreno em que é fácil cometer erros. O antídoto? Substituir feelings e opiniões por uma análise exaustiva de todos os dados disponíveis: mercado, conjuntura, concorrência, estado da arte... Só assim as avaliações não acabarão inflacionadas por expetativas exageradas. Ou, pelo contrário, prejudicadas por estimativas tímidas, que ignoram oportunidades. Erro 4 - IGNORAR A ENVOLVENTE  DO NEGÓCIO Quanto pagaria por uma empresa de construção civil no meio da crise imobiliária de 2008? Certamente, não o mesmo que um ano antes. A conjuntura económica, a concorrência, as mudanças no comportamento dos clientes… Tudo isto afeta a performance de uma empresa — e, portanto, o seu valor. Quando pede uma avaliação, será que todas estas variáveis são consideradas? Se a resposta for sim, avance. Mas com cuidado: ainda pode haver erros pelo caminho. Erro 5 - CONFUNDIR O VALOR DE MERCADO DOS ATIVOS COM O VALOR CONTABILÍSTIC0 Um erro comum nas avaliações é basear as contas no valor contabilístico dos ativos, ignorando o seu valor de mercado. É natural: o valor contabilístico está nos balanços, é fácil de consultar. Achar o valor de mercado dá muito mais trabalho. O problema é que o valor contabilístico diz pouco. Os imóveis, por exemplo, todos os anos perdem valor na contabilidade, mesmo quando valorizam no mercado. Lembre-se: se o valor do ativo é para contar a sério na avaliação — e é — o valor de mercado é o que interessa. Erro 6 - DEIXAR-SE LEVAR PELA EMOÇÃO Imagine que dedicou a vida ao seu negócio e agora quer vendê-lo para se reformar. É ou não previsível que inflacione o valor da empresa? O mesmo pode ocorrer se é comprador e quer muito um negócio. E em muitos outros casos em que emoções e negócios, definitivamente, se misturam. É por isso que avaliar uma empresa recorrendo só aos seus próprios meios raramente é boa ideia. Mais vale procurar profissionais que não sejam apenas neutros, mas tenham a experiência e as metodologias certas para analisar o negócio com objetividade. Para uma avaliação sem erros, conte com a Yunit Consulting. Consulte a ficha de produto de Avaliações de Empresas e entre em contacto connosco para qualquer questão adicional. A YUNIT ACOMPANHA-O DURANTE TODO O PROCESSO Para mais informações agende uma reunião com o nosso especialista através do número: 21 330 72 02, ou envie as suas questões para o e-mail: contacto@yunit.pt
Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.