Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Talentos Y – Conheça o lado B da Cláudia Ribeiro

12 05 2022
Talentos Y – Conheça o lado B da Cláudia Ribeiro

"O que mais destaco em todos estes anos na Yunit é a diversidade de produtos e serviços que já vendi, sem nunca ter saído da mesma empresa. Já percorri, seguramente, mais de 1 Milhão de Kms na estrada e tive reuniões com milhares de clientes. Esta experiência fez-me perceber que é muito difícil ser empresário, com o desafio permanente de procurar apoios para concretizar sonhos ou fazer a empresa crescer. Ganhei um respeito enorme pelas pessoas que confiam em nós. A nossa responsabilidade é muito grande, mas também muito enriquecedora. "

Conta-nos um bocadinho sobre o teu percurso, de onde vens, qual e onde foi a tua formação e há quanto tempo entraste na Yunit? 
Sou de Lisboa e a 4ª de 5 irmãos, uma família numerosa e muito unida. Sempre que estamos todos juntos é uma grande festa. 

Nos finais dos anos 90 comecei a trabalhar no departamento de telemarketing do Banco Espírito Santo enquanto estudava direito. Na altura era uma forma de ganhar algum dinheiro extra. Em 2002, fui convidada para uma ação comercial de 6 meses numa participada do Banco (uma tal de PMELink), a primeira empresa do Grupo Yunit. Começou aí a minha aventura na Yunit, até hoje. Pelo meio casei-me e tive duas filhas maravilhosas. 

Na Yunit sempre estive na área comercial, exceto um ano em que fui desafiada para ser gestora de projetos na área digital da Yunit, onde desenvolvemos serviços como websites, redes sociais, etc. Foi ótimo para perceber as dificuldades de quem tem de implementar projetos vendidos pela competente e criativa equipa comercial da Yunit 😊

O que mais destaco em todos estes anos na Yunit é a diversidade de produtos e serviços que já vendi, sem nunca ter saído da mesma empresa. Já percorri, seguramente, mais de 1 Milhão de Kms na estrada e tive reuniões com milhares de clientes. Esta experiência fez-me perceber que é muito difícil ser empresário, com o desafio permanente de procurar apoios para concretizar sonhos ou fazer a empresa crescer. Ganhei um respeito enorme pelas pessoas que confiam em nós. A nossa responsabilidade é muito grande, mas também muito enriquecedora. 

Tem sido um privilégio e um orgulho enorme fazer parte da Yunit nestes 19 anos, recheados de momentos muito bons e outros menos bons com dificuldades e adversidades. Mas acompanhar uma empresa com esta capacidade de se reinventar e inovar, muitas vezes sem rede, mas sempre sem medo, é muito gratificante. Isto só é possível com pessoas excecionais, e eu quero muito continuar a fazer parte deste crescimento! 

Diz-nos um projeto ou momento que te tenha motivado especialmente ou desafiado de uma maneira inesperada. 
Tenho várias histórias que me motivam. É muito difícil escolher apenas uma porque já acompanhei a evolução de vários projetos que vingaram quando, no início, eram apenas uma ideia num papel e hoje são empresas com provas dadas. São projetos inspiradores! 

Destaco talvez o primeiro grande desafio. Quando comecei na Yunit, após a ação de 6 meses, fui convidada para substituir uma gestora durante um ano devido a uma gravidez de risco, mas teria de me mudar para Coimbra. Foi um passo difícil, pela minha total inexperiência, e porque não conhecia ninguém. De um dia para o outro tinha de acompanhar uma rede bancária (CGD) que incluía ações de dinamização comercial a umas centenas de Gestores bancários numa área geográfica que ia de Coimbra à Guarda, passando por Aveiro, Viseu, Castelo Branco, etc… em cima disto, acumulava as reuniões com clientes e objetivos comerciais para cumprir. Foi muito desafiador, intenso e uma grande preparação para os desafios com que me fui deparando ao longo dos anos. 

Como descreverias a cultura da Yunit? 
Sou suspeita, mas descrevo a cultura Yunit como uma cultura em que nos preocupamos genuinamente uns com os outros, em que o estímulo para o crescimento pessoal e profissional está sempre presente. Temos um ambiente informal e a preocupação em promover o trabalho e cooperação entre equipas e a autonomia dos colaboradores. 

Que conselho darias a alguém acabado de aterrar na Yunit? Que se deixem inebriar pelo espírito, que não tenham receio de pedir ajuda ou apresentar sugestões sempre que necessário e que sejam ousados na procura de desafios. Cá temos sempre muitos 😊

Se não tivesses enveredado pela consultoria, o que terias escolhido? 
Provavelmente teria sido advogada, mas não teria tido uma vida profissional tão enriquecedora. 

Conta-nos um hobby que tenhas ou uma atividade que tenhas muita vontade de fazer um dia! 
Há 5 anos que apoio uma causa humanitária e sou madrinha de uma criança em São Tomé e Príncipe. Gostava de visitá-la e entrar numa missão de voluntariado com a ONG que apoio. Outra coisa que tenho muita vontade de fazer um dia é visitar a Lapónia para ver as Auroras Boreais.. 

Que recomendação de livro, viagem ou outra atividade, que te foi marcante e gostarias de partilhar connosco? 
“Metamorfose” de Franz Kafka é um livro fabuloso. Quanto à viagem, recomendo Nova Iorque pela sua grandiosidade. 

 LADO B 

Qual é a tua ideia de felicidade? Estar com a minha família e um bom jantar de amigos.

Qual é a tua característica mais marcante? A tranquilidade, dificilmente perco o controlo em
situações de stress.

Que característica gostas mais em ti? A forma positiva como vejo a vida.

Que característica gostas mais nos outros? A honestidade e assertividade, gosto de pessoas
que falam e agem de maneira direta, prática e segura.

Se pudesses escolher o poder de um super-herói, qual seria? Super velocidade (ser invisível, por vezes, também era uma boa escolha 😉).

Não consegues viver sem o quê? Sem um bom copo de vinho! 😊

Qual a música que sabes a letra de cor e és capaz de declamar neste preciso instante? Ora bem, cantar Radiohead - ok computer, seria capaz de cantar quase todas as músicas do álbum, para mim o melhor álbum de todos os tempos.

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.