Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Quero exportar… Como fazer?

14 11 2016
Quero exportar… Como fazer?

Sete atitudes essenciais

A sua empresa atingiu os melhores resultados a nível nacional e agora está na hora de um desafio maior… Mas apostar na exportação implica um conjunto de atitudes, cuidados e muita preparação, como  aqui lhe mostramos.

Comece por identificar os factores  de sucesso: As áreas em que tem que ser mesmo excelente para poder vencer noutro país. Perceba se tem ou não vantagens em relação à sua concorrência no país-alvo. Sem elas, será difícil pensar no êxito.

Como Exportar

Procure formas de fazer ou produzir diferente: Dê aos clientes algo que os seus concorrentes não dão. Analise os mercados para os quais quer exportar, e as oportunidades de negócio que podem surgir aí.

Vai precisar de recursos humanos especializados e com formação que os prepare para a internacionalização. Os recursos técnicos e financeiros para esta transformação não serão menos importantes. Bons servidores e equipamentos informáticos são um exemplo.

Perceba se é fácil ou difícil entrar no país. Quais são as barreiras à importação, licenças necessárias, impostos, taxas alfandegárias, impedimentos legais: Tudo aquilo que possa tornar este mercado difícil ou dispendioso.

Analisando todos estes aspectos, investigue quais são os mercados em que é possível entrar e actuar mais depressa, recuperando também mais rapidamente o investimento.

Ao estudar atentamente a concorrência, a dimensão e resultados comerciais dessas empresas, poderá entender melhor qual pode ser a posição relativa da sua empresa dentro desse mercado. E também como pode usar as fraquezas dos seus concorrentes a seu favor, fazendo mais, melhor, diferente, mais barato…

A procura será factor crucial na escolha dos mercados a atingir. De qualquer maneira, por razões de proximidade geogáfica, económica e cultural, há alguns países que são habitualmente os primeiros em que uma empresa portuguesa pensa. Ou seja, Espanha, a União Europeia e os países africanos de língua oficial portuguesa.

No caso de Espanha, devido à proximidade, vender aos nossos vizinhos é uma oportunidade de exportar a custos mais baixos, com riscos mais fáceis de controlar e outra vantagem: Pode ser um terreno de ensaio para voos mais altos.

Estabeleça objectivos de curto, médio e longo prazo. Daqui a seis meses, um ano, um ano e meio, quanto vai vender? Que quota de mercado vai ter? Quais vão ser os seus lucros e a rentabilidade dos seus investimentos? Estabeleça datas concretas para cada um dos seus objectivos concretos.

Definir os objectivos da empresa e cada uma das etapas a atingir faz com que consiga ir medindo o progresso desta aposta de exportação periodicamente, ao longo do tempo.

Também ajuda a motivar os seus funcionários, através dessas metas que deverão ser alcançadas e que serão avaliadas a cada período.

Uma forma possível de entrada num mercado passará pela criação de uma aliança com uma empresa que ofereça produtos complementares aos seus.

Poderão criar juntos  novos produtos e estabelecer departamentos de exportação conjuntos. Isso poderá fornecer vantagens competitivas e uma oferta de mercado mais forte, com mais valor acrescentado: Tornará mais fácil enfrentar os concorrentes locais, bem estabelecidos no país e dotados de uma posição mais confortável.

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.