Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Qual a importância de uma estratégia digital?

15 10 2019

Uma estratégia digital não é com certeza um mapa de investimentos tecnológicos e nem deverá estar sob a alçada do CIO ou responsável de TI.

Uma estratégia digital deve, em primeiro lugar, responder ao maior desafio de negócio da organização e depois de se definir, claramente, os objetivos a atingir, aí sim, deve ser desenhada uma estratégia digital. De facto, definir os objetivos de negócio e quais as razões para abraçar uma estratégia digital tem que ser muito mais “porque os concorrentes também o fazem” ou porque novos modelos de negócio digitais apareceram e ameaçam o negócio Muitas vezes, copiar uma estratégia dos chamados “nativos digitais” não é o suficiente para negócios tradicionais sobreviverem. Isto porque, por detrás de uma estratégia digital, está um conjunto de processos, pessoas e tecnologias alinhados e adequados aos objetivos traçados, ao modelo de negócio e/ou a novas formas de monetização de um produto ou serviço. Os negócios mudaram e os clientes também – ontem, o que era um produto, é hoje um serviço! O que era normal para um cliente comprar, passou a não ser o modelo de aquisição mais óbvio e hoje, há uma multitude de formas de usufruir do mesmo bem sem o comprar – adequar ou transformar um negócio já existente para os novos paradigmas de negócio é complexo e é a grande promessa que todas as empresas de consultoria fazem. Passar a ter uma loja on-line, ter uma presença nas redes sociais ou desenvolver uma APP cliente não é, per si, a implementação de uma estratégia digital, mas sim um investimento em tecnologia. O impacto económico de uma estratégia digital é muito elevado e nem todas as empresas têm pessoas, maturidade e orçamento disponível para investir na sua transformação. Importa, por isso, fazer uma análise ponderada sobre as áreas a investir. Ao adotar uma estratégia digital, o ideal é começar por pedir um diagnóstico que irá medir “o nível de maturidade digital” do negócio e irá encontrar as áreas em que é realmente necessário intervir. Aí sim, deve-se fazer um plano de “ataque” com as prioridades e objetivos bem definidos, alinhados com uma clara visão do negócio. Algumas empresas precisam de uma estratégia digital mais “interna”, outras necessitarão de uma estratégia mais “externa” e a maioria necessitará irremediavelmente das duas ao mesmo tempo. É frequente que as organizações se foquem mais facilmente no que é apenas visível, como é o caso de uma loja on-line ou uma APP. Contudo, sem a reorganização dos processos internos, formação adequada das pessoas e mesmo a contratação de novos perfis, assim como o investimento em tecnologias de backoffice que suportarão as operações, tudo poderá falhar. Então afinal falamos de uma mudança de estratégia de negócio que implica investir no Digital ou falamos do mundo Digital estar a obrigar as empresas a alterar a estratégia de negócio? Eu penso que ainda estamos num momento de viragem – que é já um tipping point*, pois já não há volta atrás – em que ambas as realidades se misturam. Temos empresas que se encaixam no primeiro paradigma: as mais tradicionais, que querem acompanhar as tendências do mercado, que estão mais atentos às exigências dos clientes e que percebem que precisam de evoluir e ter uma presença mais digital, comunicar melhor, assim como adequar os seus processos e pessoas a um novo ritmo do mercado – diria que são as empresas que terão tempo e espaço para fazer esta transição evolutiva. Temos as empresas que percebem que o negócio deles “passou a ser digital”, que alguém lhes roubou uma grande fatia do bolo e que de repente não podem existir mais sem aquela APP, aquela forma de fazer negócio via um e-marketplace qualquer ou novos métodos de relacionamento com o cliente, que alguns concorrentes ou mesmo alguns nativos digitais praticam – estas são as empresas que correm perigo, têm um sentido de urgência maior e junto das quais a transformação tem que ser mesmo rápida…senão não sobrevivem. Acima de tudo, o momento é de transformação e passa por ter…uma estratégia Digital! *Na sociologia, um ponto de inflexão é um ponto no tempo em que um grupo de pessoas muda rápida e drasticamente seu comportamento ao adotar amplamente uma prática anteriormente rara Marcos Lopes Head of Digital Transformation na Yunit Consulting
Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.