Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Qual a relevância do diagnóstico económico-financeiro para tomar decisões?

07 05 2021
Qual a relevância do diagnóstico económico-financeiro para tomar decisões?

Já fez o diagnóstico económico-financeiro à sua empresa? O seu negócio está em linha com o setor em que se insere? Usa todas as potencialidades das ferramentas que já tem?

Qual a relevância do diagnóstico económico-financeiro para tomar decisões? Uma empresa a atuar internacionalmente no setor da distribuição de dispositivos médicos pretendia saber se as suas modalidades de financiamento eram as adequadas à sua atividade perante as alterações ocorridas durante a pandemia. Adicionalmente, pretendia saber como estava o seu “negócio”. A resposta não é imediata e implica a avaliação detalhada de diversos parâmetros:
  • Análise da evolução da situação económica e financeira
  • Análise comparativa do desempenho da empresa perante o setor de atividade em que está inserida e classe de dimensão; 
  • Análise dos instrumentos de gestão financeira e do sistema de controlo financeiro
  • Análise da situação de tesouraria;
  • Análise detalhada às rubricas de custos;  
  • Identificação das atividades determinantes da formação dos custos e da criação de valor para os clientes.

Análise

Pela natureza da sua atividade a empresa teve um ano de atividade atípico, com um crescimento muito acentuado no Volume de Negócios. Este crescimento deveu-se a fatores externos à empresa, tendo-se assistido a escassez de produtos, oscilações de preço, desvalorização muito rápida da mercadoria, dificuldade no transporte por falta de contentores, entre outros. A empresa ajustou-se a esta nova dinâmica recorrendo mais ao mercado asiático para compra das mercadorias e consequentemente foi confrontada com um alargamento temporal do ciclo de exploração, prazos mais exigentes de fornecedores e necessidade de Fundo de Maneio adicional. O negócio da empresa tem um ciclo de tesouraria alargado. Há necessidade de ter stocks elevados recorrendo a mercados geográficos distantes e a fornecedores com condições mais exigentes de pagamento. Isto levou a uma situação em que o Fundo de Maneio liberto não era suficiente para cobrir as suas necessidades, originando um desequilíbrio financeiro da empresa. Esta contratou linhas adicionais de financiamento bancário de curto e médio prazo. Recorreu também, de forma mais intensiva, a linhas de factoring e de Confirming para colmatar as necessidades de tesouraria. Os custos financeiros subiram, no entanto o seu peso na estrutura de custos manteve-se, indicando que esta solução foi adequada. Continuando a avaliação, no âmbito do diagnóstico económico-financeiro, verifica-se que algumas decisões operacionais são tomadas com base em informação de análise não sistematizada e insuficiente. A título de exemplo, a empresa não está a usar todas as ferramentas existentes no seu sistema de informação. Ferramentas como controlo de orçamento, mapa de tesouraria ou o painel de informação económico-financeira.

Conclusão

Foi analisada a situação económico-financeira da empresa e dos seus principais concorrentes antes do “período Covid”. Concluiu-se que a empresa teve uma performance inferior às suas concorrentes. Verifica-se ser importante equacionar formas de agregar mais valor, pois este negócio apresenta uma Margem Bruta 10 pp abaixo da média dos concorrentes no período em análise anterior a 2020. Com base no diagnóstico económico-financeiro foi proposto e está em fase de implementação, um conjunto de ações. Estas abrangem os diversos âmbitos de análise, desde gestão de stocks, seleção de fornecedores, orçamentação, tesouraria, métricas e indicadores. 

A sua Empresa apresenta algum dos sintomas identificados? Sabe a sua causa?

É importante fazer um diagnóstico económico-financeiro, para obter uma avaliação profunda, caso a caso, para detetar a origem dos sintomas. Pode contar com a experiência da nossa equipa para o ajudar a fazer o diagnóstico. E a implementar as ações que conduzirão ao impacto positivo desejado.

A YUNIT ACOMPANHA-O DURANTE TODO O PROCESSO

Para receber informação detalhada ou para a análise do enquadramento do seu projeto, contacte-nos através do número 21 330 72 02 ou do email contacto@yunit.pt  
Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.