Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Quer alavancar o crescimento da sua empresa? Faça um Plano de Negócios.

21 08 2023 PT2030 | Investimento e Financiamento
Quer alavancar o crescimento da sua empresa? Faça um Plano de Negócios.

A elaboração de um Plano de Negócios numa empresa é fundamental, não só aquando da sua idealização e criação, como na continuidade e crescimento da mesma. É uma ferramenta condutora, que assegura a informação crítica na altura de unir potenciais investidores ou parceiros, como também é um bom orientador para alcançar as metas e objetivos definidos.

Importância de um Plano de Negócios para as Empresas

Ter uma boa ideia e liquidez financeira para investir não são suficientes para determinar o sucesso de um negócio. É essencial ter o conhecimento dos fatores que condicionam o negócio a desenvolver, independentemente do setor de atividade onde se irá enquadrar. Conhecer bem o público-alvo, fornecedores, clientes, ter noção de quais poderão ser os seus principais concorrentes e que soluções apresentam no mercado.

Ter noção das vantagens competitivas do negócio e das tendências do mercado é crucial: um plano de negócios deverá suportar as decisões estratégicas da empresa.

Estudo de Viabilidade Económico-Financeira: indicadores

Para a elaboração de um plano de negócios de um novo negócio, reestruturação, ampliação ou diversificação de um negócio existente, ou qualquer situação relacionada com a aquisição, avaliação, alienação ou fusão de negócios é indispensável a realização de um Estudo de Viabilidade Económico-Financeira. Este estudo permitirá avaliar a capacidade que a empresa possui para implementar determinado projeto, e assegurará a sua sustentabilidade económica e financeira, com base em pressupostos e critérios que têm por base os seguintes indicadores:

  • Valor Atual Líquido (VAL): Avalia a viabilidade do seu projeto de investimento, calculando o valor atualizado dos “cash-flows” projetados (entradas e saídas de dinheiro previstas), e se estes conseguem cobrir os investimentos previstos;
  • Taxa Interna de Rentabilidade (TIR): Determina a taxa de rentabilidade do projeto, e se esta consegue ser superior à taxa de atualização (taxa mínima de viabilidade do projeto);
  • Prazo de Recuperação do Investimento (Payback): Tempo necessário para que recupere o valor do seu investimento.

Desta forma, é possível avaliar a sustentabilidade económica e financeira do projeto e a capacidade da empresa para o implementar.

Plano de Negócios e Financiamento

Um plano de negócios não é só útil para uma startup que precisa de financiamento para um investimento. Na verdade, é uma ferramenta importante em momentos de tomada de decisões estratégicas de um negócio. E, por isso, deverá ser desenvolvido um documento de definição estratégica, coerente, prudente, rigoroso e devidamente sustentado, de acordo com o crescimento e as necessidades do negócio, acompanhando as alterações no mercado e adaptando as estratégias e os investimentos para que os produtos ou serviços da empresa continuem a ser uma mais-valia para os seus clientes. Isto permite às empresas criarem as suas estratégias de negócio com bases sólidas, evitando surpresas de futuro.

Além disso, ter um plano de negócios pode antecipar problemas e ajudar a lidar com eles antes que sejam prejudiciais para a empresa – é sempre melhor testar a viabilidade de um projeto no “papel” do que na realidade, se este for inviável não produz impacto na empresa se for testado no “papel". Deve ser um documento de orientação estratégica na implementação de projetos de investimento, já que é útil na tomada de decisões e para uma correta gestão dos recursos da empresa, sejam eles financeiros ou humanos do negócio.

Este tipo de instrumento também é exigido nos pedidos de financiamento, quer nas instituições bancárias ou de crédito, quer nos programas de apoio e atribuição de incentivos/fundos. Na base da identificação das fontes de financiamento deve sempre existir um plano de negócios que, retratando a estratégia da empresa e a forma como ela pretende diferenciar-se do mercado, caracterize a forma mais adequada de financiar as atividades que permitam a concretização desse plano. A existência deste “documento” é determinante para assegurar o acesso às formas de financiamento não corrente mais convenientes.

 

Por isso, se a sua empresa está a planear candidatar algum projeto de investimento ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou ao PT2030 antecipe já esta etapa e reforce o potencial dessa candidatura através da elaboração do Plano de Negócios.

A YUNIT ACOMPANHA-O DURANTE TODO O PROCESSO

Para mais informações agende uma reunião sem compromisso com os nossos especialistas através do número: 21 330 72 02, ou envie as suas questões para: contacto@yunit.pt

Rui Rodrigues - Coordenador | Yunit Consulting

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.