Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Inovação tecnológica vs Criação de emprego

10 08 2016 Benefícios Fiscais
Inovação tecnológica vs Criação de emprego

A Inovação tecnológica criará sempre novos postos de trabalho e indústrias, extinguindo outros. Em determinados contextos, os automatismos poderão suprimir mais do que criar empregos, mas darão igualmente origem a novas necessidades e novas categorias de trabalho. Alguns recursos humanos poderão ser substituídos por máquinas ou programas, eliminando muitas vezes os processos mais repetitivos e trabalhosos. Todavia, existirão sempre muitas coisas que as máquinas não conseguirão fazer, como serviços que exijam pensamento, criatividade, resolução de problemas e inovação. Inovação tecnológica vs Criação de emprego

Como se pode desenvolver inovação tecnológica nas empresas?

De forma a existir uma implementação correta da inovação tecnológica nas empresas, é necessário estabelecer uma profícua relação entre os vários poderes intervenientes. É necessário existir uma estratégia da parte do Estado no apoio às empresas. É indispensável que exista uma estratégia da comunidade académica para fomentar a criação de tecnologia. É igualmente fundamental uma estratégia por intermédio das empresas, de forma a incentivar a investigação tecnológica interna, no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos. Com esta articulação proativa entre os três setores acima descritos, as empresas conseguem inovar tecnologicamente de forma eficiente, despoletando o aumento da sua competitividade empresarial. Qualquer que seja o processo de inovação tecnológica pretendida, os recursos humanos de uma empresa desempenham um papel preponderante no seu desenvolvimento e implementação.

Porque é que as pessoas são importantes?

Uma empresa constitui-se como um complexo modelo organizacional, composto por aspetos sociais, económicos e técnicos. A inovação tecnológica permite melhorar o funcionamento destes setores organizacionais, desenvolvendo em cada um deles, as aptidões únicas das pessoas, assim como a sua capacidade de criar, permitindo assim despoletar a inovação. Esta inovação deve ser planeada e organizada, ligando-se profundamente a uma perspetiva de desenvolvimento estratégico de pessoas. Este aspeto social, é um pilar basilar da composição de uma empresa e deve ser fomentado, criando uma relação entre indivíduos com decisões estratégicas, administrativas e operacionais. Ao aliarmos a inovação tecnológica de uma empresa ao conhecimento e conjunto de capacidades únicas dos seus colaboradores, estaremos a torná-la cada vez mais competitiva.

Quanto custa apostar na investigação?

Apostar em projetos de investigação e desenvolvimento permite às empresas potenciarem o seu crescimento económico de forma a expandirem e melhorarem as suas operações. Com o intuito de minimizar o impacto financeiro destes projetos, as empresas portuguesas têm à sua disposição várias formas de financiamento e incentivos: benefícios fiscais, sistemas de incentivos do Portugal 2020, outros programas europeus e internacionais de apoio à investigação e desenvolvimento e linhas de crédito bancário. Se as empresas estão a desenvolver projetos de investigação e desenvolvimento (I&D), devem não só obter os lucros do próprio investimento, como também usufruir dos benefícios existentes. O SIFIDE, Sistema de Incentivos cujo objetivo é conceder benefícios fiscais às atividades de I&D empresarial, é um estímulo para o setor empresarial português, permitindo às empresas recuperarem mais de 80% do custo total anual do investimento em I&D, nomeadamente na dedução direta à coleta de IRC. O investimento na investigação e desenvolvimento sai duplamente recompensado. Por um lado, a componente empresarial sai reforçada com o incremento de novas ideias e tecnologias, por outro recebe apoio estatal, contribuindo assim para a estabilidade financeira da empresa. Para alcançar os melhores benefícios do programa SIFIDE, aconselhamos as empresas a obter apoio estratégico por consultores especialistas em candidaturas a programas de incentivos fiscais.

A Yunit tem uma taxa de sucesso superior a 95% na despesa de I&D aceite em candidaturas SIFIDE. Se pretender conhecer a metodologia da Yunit e beneficiar da capacidade técnico-científica da equipa na seleção e fundamentação dos projectos/actividades de I&D.

 

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.