Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Investimento em Inovação para alavancar a produtividade

16 04 2021 PT2030 | Investimento e Financiamento
Investimento em Inovação para alavancar a produtividade

Conheça o caso de uma empresa cujo investimento em Inovação permitirá alavancar a produtividade, eficiência e eficácia.

Uma empresa que atua no setor industrial, até agora prestando serviços ao nível da montagem e manutenção de linhas de produção e equipamentos industriais e ilhas robotizadas, pretendia ajuda para passar a ser uma empresa mais completa. A empresa pretende criar um departamento de desenvolvimento e engenharia. Além disso, pretende passar a fabricar equipamentos e componentes/peças. Estes serão posteriormente montados nos seus clientes, grandes players no mercado. No futuro a empresa pretende também diversificar os setores de atuação.

Em dezembro de 2020 fez a primeira reunião com a Yunit com o objetivo de financiar investimento em inovação. Primeiro, foram identificados os itens de investimento. A seguir avançou-se com a realização do estudo de viabilidade para avaliar se o negócio se traduziria em benefícios económico-financeiros para a empresa. Avaliados diversos indicadores concluiu-se que o projeto seria economicamente viável. Este apresentava indicadores positivos tanto na Perspetiva do Projeto como na Perspetiva do Investidor. Possuía ainda viabilidade financeira comprovando a sua sustentabilidade e exequibilidade.  Foi também realizada a análise ao mercado para identificar problemas e oportunidades de negócio. Verificou-se a oferta existente, identificaram-se os atuais e potenciais clientes. Analisou-se a concorrência. Desta análise concluiu-se haver procura em diversos setores e geografias. Conclui-se também que este projeto de investimento proporcionaria diferenciação em relação à concorrência. Em dezembro a Yunit submeteu a candidatura ao SI Inovação com um valor de investimento de 400 k€. Passados menos de 3 meses veio a decisão: 100% do investimento proposto aprovado.

E após a obtenção do financiamento para o Investimento em Inovação?

Agora a colaboração entre a empresa e a Yunit continua. A empresa pretende criar uma nova unidade industrial de produção de equipamentos e componentes para linhas de enchimento. Pretende um sistema produtivo eficiente e suportado em tecnologias com atributos da Indústria 4.0. Complementarmente, a Yunit, além de gerir projetos de investimento, presta Serviços de Engenharia baseados em Gestão por Processos. Assim, em paralelo com a execução do projeto de investimento em Inovação e de forma sequencial, a Yunit vai efetuar um diagnóstico operacional à empresa. Vai traçar um plano de ação com base no diagnóstico realizado. E, consequentemente, acompanhar a execução desse plano com a empresa. É então expectável que num futuro de curto, médio e longo prazo, os resultados a obter expressem um aumento de produtividade, eficiência e eficácia dos seus processos operacionais e produtos, com base sustentada em evidências e numa perspetiva de melhoria contínua da atividade da empresa. Este é um projeto que acompanharemos nos próximos meses para darmos a conhecer as opções técnicas e a evolução dos indicadores.

Tem um projeto de investimento? Faça o pré-registo e assegure o financiamento. Saiba mais aqui!

A YUNIT ACOMPANHA-O DURANTE TODO O PROCESSO Para mais informações agende uma reunião com os nossos especialistas através do número: 21 330 72 02, ou envie as suas questões para o e-mail: contacto@yunit.pt

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.