Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Inovação e internacionalização no setor da cortiça

07 05 2021 PT2030 | Investimento e Financiamento
Inovação e internacionalização no setor da cortiça

Inovação e internacionalização, como crescer internacionalmente num setor com elevada competitividade?

Inovação e internacionalização no setor da cortiça

Apresenta-se o exemplo de uma empresa do setor da transformação de produtos da cortiça, com vendas quase integralmente para o mercado internacional. Esta optou por procurar novos padrões e desenhos, ajustando os seus produtos à procura, e ao lançamento de produtos não existentes no mercado, de modo a oferecer soluções diferenciadas dos restantes concorrentes. Para concretizar a estratégia a empresa definiu como objetivos: produzir um produto inovador, aumentar a eficiência dos processos produtivos, minimizar os desperdícios e erros de produção e maximizar a cadência produtiva com melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações.

Projeto de investimento

A empresa definiu um projeto de investimento com o objetivo de aumentar a capacidade da sua unidade industrial de fabricação de produtos à base de cortiça através da implementação de máquinas avançadas tecnologicamente que irão automatizar e otimizar a produção, suportadas por um processo de digitalização da fábrica com atributos de I4.0. A Empresa irá implementar práticas inovadoras como consequência do sistema produtivo que irá instalar. Incorporará também um novo sistema integrado de gestão da produção. Este permitirá a integração das atividades produtivas com a Gestão e os Clientes, concretizando um nível de atuação em rede (IoT) com conexões automáticas a sensores ao longo da linha de produção. Complementarmente, implementará um sistema de gestão de encomendas e de planeamento. A robotização será fundamental para a automatização e digitalização da linha produtiva. Os robots serão utilizados para automatizar tarefas repetitivas. Consequentemente, haverá redução de erros e os operadores ficarão disponíveis para processos mais complexos e tarefas de valor acrescentado. Isto aumentará a produtividade da empresa. O novo sistema de gestão da produção deverá assegurar soluções de planeamento, recolha de dados, supervisão e controlo do processo industrial em tempo real, encontrando-se alinhado com os pilares da Indústria 4.0.  Concluindo, uma constante monitorização da produção e controlo da qualidade irão promover a eficiência dos recursos. Ao mesmo tempo serão eliminados os erros, melhorada a satisfação dos clientes e reduzidos os desperdícios. Assim, uma maior automatização e controlo dos processos, suportados por plataformas digitais, um sistema de supervisão e aquisição de dados, permitirão reduzir os custos operacionais da empresa e acrescentar valor às suas vantagens competitivas. Isto contribuirá também para a competitividade da região em que a empresa se insere.

Tem um projeto inovador?

A nossa equipa começa por analisar o enquadramento e fazer o pré-registo. Para a preparação da candidatura efetiva pode contar com a fundamentação completa:

  • Análise estratégica, 
  • Análise de mercado, 
  • Análise da concorrência, 
  • Justificação e fundamentação do investimento nas opções estratégicas,
  • Justificação e fundamentação do investimento nas prioridades setoriais,
  • Estudo de viabilidade económico-financeira.

Porque dar o salto passa por investir em inovação.  

Célia Esteves Diretora de Sistemas e Processos, Yunit Consulting

 

A YUNIT ACOMPANHA-O DURANTE TODO O PROCESSO Para receber informação detalhada ou para a análise do enquadramento do seu projeto, contacte-nos através do número 21 330 72 02 ou do email contacto@yunit.pt  

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.