Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Inovação e diferenciação para estimular a economia

06 10 2016 Investimento e Financiamento
Inovação e diferenciação para estimular a economia

Uma economia baseada no conhecimento e na inovação é o sonho que o Compete 2020 quer transformar em realidade.

As empresas, e em especial as PME, são o alvo prioritário deste programa de incentivos estatal financiado pela União Europeia.

Empreendedorismo, recursos humanos qualificados, cooperação e parcerias são outros tantos valores que são caros ao Compete 2020. E as regiões para as quais o programa foi pensado principalmente são as menos desenvolvidas. Ou seja, Norte, Centro e Alentejo.

Esta visão sobre os estímulos à economia leva a que o programa já tenha aprovado 146 milhões de euros de apoio a projectos de investigação. A lógica que o Compete 2020 privilegia é a da colaboração entre universidades, laboratórios estatais e empresas.

Por outro lado, foram também já aprovados 110 milhões de euros de investimento em projectos da área do turismo. Este sector tem crescido de forma impressionante em hóspedes, estadias e receitas. Mas os responsáveis do programa estão preocupados com a diminuição das qualificações dos trabalhadores da área, que querem ajudar a combater.

Uma diferenciação competitiva, que continue a funcionar de uma forma bem sustentada a longo prazo, é uma preocupação central quando se trata de aprovar projectos. Através de uma excelência de processos e produtos que não seja fácil de reproduzir…  E de uma orientação clara e concreta para o mercado. Compreendendo as exigências dos consumidores com forte poder de compra, dispostos a pagar por serviços de elevada qualidade.

Apenas a título de exemplo, uma das muitas entidades apoiadas pelo Compete 2020 foi a Herdade do Esporão. Uma aposta no turismo de qualidade, nos vinhos, azeites e na gastronomia alentejana.

A Herdade plantou uma horta com dois hectares, dirigida para a qualidade e riqueza dos ingredientes da região: frutas, legumes, ervas aromáticas. Outra parte do investimento foi utilizada para renovar e ampliar o espaço. A Herdade ganhou um novo restaurante, vários jardins e um wine-bar.

Mas este é apenas um caso específico. O Compete 2020  iniciou-se em Janeiro de 2015, e já divulgou oficialmente alguns dados.

Até agosto de 2016, no eixo do reforço da competitividade das PME e redução de custos foram atribuídos 1 021 milhões de euros em projectos aprovados. No eixo do reforço da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação 535 milhões de euros; no eixo do reforço da capacidade institucional das autoridades públicas e da eficiência da administração pública 13 milhões; e no eixo da assistência técnica 30 milhões.

A área metropolitana do Porto viu serem-lhe atribuídos 296 531 euros em incentivos para projectos aprovados. A região de Aveiro 161 787 euros. O conjunto total da região Norte do país teve direito a 662 242 euros, e a Região Centro 453 609 euros. Quanto à região específica do Alentejo, o número é de 128 244. O total de incentivos atribuídos a projectos aprovados pelo Compete 2020 foi de 1 604 497. A indústria transformadora, em termos globais, ficou com o número de 1 024 431. O sector metálico, especificamente, viu serem-lhe atribuídos 197 928 euros. Os projectos de baixa-média intensidade tecnológica foram responsáveis pelo número de 390 899 euros.

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.