Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Heróis PME: muito mais que uma distinção, é a celebração de equipas que vestem a camisola.

15 12 2021

A candidatura aos Heróis PME é muito mais que uma distinção, é um reconhecimento do trabalho dos empresários e das suas equipas, que todos os dias contribuem para ajudar a desenvolver a economia e a gerar emprego no nosso País!

O projeto Heróis PME foi lançado em 2016 com o propósito de celebrar a coragem das empresas portuguesas, distinguir e divulgar ao público as histórias de vida de empresários e das suas empresas - exemplos de força, coragem e visão que geram emprego e riqueza para o país.  Esta iniciativa sublinha o próprio ADN da Yunit, no sentido de acompanhar as PME em todo o seu ciclo de vida - do pensamento estratégico à implementação da mudança - potenciar o seu crescimento e inspirar os momentos para dar o salto.  Queríamos dar a conhecer ao público em geral os “verdadeiros heróis do mundo empresarial”, com os quais fomos contactando ao longo da nossa atividade e que nos inspiraram pela sua capacidade de resistência às diferentes crises. São histórias e percursos profissionais de empresários que se souberam reinventar ao longo dos tempos, que encararam diferentes desafios – novas competências, internacionalização, digitalização, inovação, entre outros – e que entendemos que o seu exemplo pode ser um estímulo adicional para quem hoje reflete sobre o investimento e dar novos saltos.

Um reconhecimento externo e interno relevante

Mas, cedo percebemos que uma candidatura aos Heróis PME se transformou em algo muito maior do que inicialmente tínhamos imaginado.  É verdade que o Prémio representa para as PME participantes um reconhecimento público da sua determinação e capacidade empresarial. É-lhes dada visibilidade e reforçada a sua notoriedade através de toda a comunicação inerente à iniciativa, através dos media partners e de todo o networking criado em torno do Prémio.  No entanto, apercebemo-nos que a participação na iniciativa tem também um impacto interno muito relevante: o esforço comum de preparação de uma candidatura fomenta, junto dos colaboradores destas PME, um maior sentimento de orgulho e pertença à organização e, em consequência, uma cultura organizacional mais forte. Algumas vezes, as próprias equipas desconheciam as histórias de vidas dos fundadores/gestores das próprias organizações e outras vezes foram os próprios colaboradores, por iniciativa própria, a proporem a candidatura da empresa a Herói PME.  Depois, já com as candidaturas validadas, e chegada a altura da votação do público em geral, assistimos a verdadeiras campanhas de divulgação das histórias a serem colocadas em prática, tanto a nível interno como externo, com o objetivo de angariar mais votos. Esta etapa dos Prémios deu origem a mais um momento de grande envolvimento não apenas das equipas internas, mas de todos os stakeholders das organizações (parceiros, clientes, fornecedores, comunidade local) no processo de votação das histórias o que, por sua vez, teve um efeito dinamizador dessas conexões.

Um fator de diferenciação

Todas estas ações contribuíram também para trabalhar o employer branding das empresas e a sua capacidade de atração de novos colaboradores. Além disso, geraram uma forte identificação com o meio onde se inserem as empresas, uma vez que muitos delas são os principais empregadores em regiões onde, por vezes, a criação de emprego e retenção de pessoas é um desafio permanente. Por outro lado, funcionaram também como um fator de diferenciação: quem não quer fazer negócio ou trabalhar numa organização “Herói PME”? Em conclusão, a candidatura aos Heróis PME é muito mais que uma distinção, é um reconhecimento do trabalho dos empresários e das suas equipas, que todos os dias contribuem para ajudar a desenvolver a economia e a gerar emprego no nosso País!

5ª edição dos Heróis PME

Nas últimas quatro edições do prémio, mais de 8 milhões de portugueses entraram em contacto com o projeto Heróis PME. A nova edição regressa com novas dinâmicas e novos prémios! Esta edição apresenta duas novas categorias - Internacionalização e Startup Revelação - e tem Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, como embaixador. A 5ª edição dos Heróis PME é organizada pela Yunit Consulting em parceria com a VICTORIA Seguros, SoftFinança, SAGE, PRA - Raposo, Sá Miranda & Associados, Ticket Serviços, Sair da Casca, ActionCOACH, Startup Portugal e Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa. Está lançado o desafio: podemos contar com a sua candidatura? Saiba mais em HeroisPME.pt Andreia Jotta | Diretora de Marketing e Parcerias

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.