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Executar sempre, com ou sem incentivos estatais

19 10 2016
Executar sempre, com ou sem incentivos estatais
À Carmo, uma empresa portuguesa líder na área florestal e na construção em madeira (fabrica exteriores, interiores e estruturas), a Yunit ofereceu um contributo de diferenciação no mercado, no que toca às candidaturas aos incentivos do programa Portugal 2020. As candidaturas desta empresa ao Portugal 2020 são sustentadas numa análise estratégica profunda e sólida, que os seus responsáveis consideram fundamental. Se essa estratégia e esses objectivos já estavam bem definidos, e se os investimentos da Carmo são sempre executados, com ou sem incentivos estatais, a candidatura ao Portugal 2020 é um “extra”, que ajudará a levar mais facilmente para a frente a sua actividade, com a vantagem de um investimento adicional. Com o apoio da Yunit, obtiveram aprovação para três projectos que candidataram ao Portugal 2020. Um de qualificação, um de internacionalização e outro de inovação a nível de produto: três projectos, em duas das empresas do universo empresarial da Carmo.   Na Carmo, a inovação é algo extremamente importante, e respira-se em todos os corredores. O que vai um pouco contra a corrente. É que dentro da área florestal não existem hábitos muito grandes de inovação. É um sector tradicional, conservador. Mas para a Carmo, a inovação nos produtos e nos métodos de trabalho é tão natural como plantar uma árvore. Quando falamos de internacionalização, aplica-se esse mesmo empenho, mas a dobrar. A internacionalização é um dos seis pilares do plano estratégico da Carmo. Se falar com alguém que trabalhe nesta empresa, vão dizer-lhe três vezes que a presença fora de Portugal é uma Bíblia dentro e fora dos escritórios. A empresa sempre foi um exportador, mesmo quando não era moda falar nisso. Mas agora está a dar tudo para vender para fora a sua marca e os seus produtos. O seu plano estratégico abrange o período 2015-2017. Em 2017, quer que metade das suas vendas sejam fora de Portugal. E está no bom caminho, porque já se encontra nos 37 por cento, quase 38. O período traçado acabou por coincidir com aquele que é estabelecido na candidatura ao Portugal 2020, entretanto já aprovada. O projecto de referência da Carmo nos ultimos três anos é nacional mas tem um grande impacto internacional. Ganhou este Verão o prémio de melhor investimento turístico do mundo, nos World Travel Awards. Trata-se dos Passadiços do Paiva, em Arouca. São uma referência mundial pela qualidade do trabalho, do material, dos métodos usados e do desenho. Foi usada uma tecnologia complexa e sofisticada, recorrendo a técnicas especiais e à construção em escalada. Para visitá-los é necessário marcar com vários meses de antecedência. São uma jóia da coroa para os portugueses, mas também um grande chamariz para milhares de visitantes estrangeiros que aqui passam férias. Afectados pelos incêndios, estes passadiços que custaram muitos milhões de euros vão ter que ser reconstruídos, e a Carmo vai candidatar-se aos concursos lançados para a reconstrução. Têm a vantagem de ter sido o construtor inicial… Consiga ver o seu projecto aprovado  
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