Contacte-nos para mais informações

Quero ser contactado

Entrevista FORteams LAB - Vencedor da 4ª edição do Prémio Heróis PME - Categoria Geral

30 06 2022
Entrevista FORteams LAB - Vencedor da 4ª edição do Prémio Heróis PME - Categoria Geral

"Foram os desafios e os projetos ousados que nos fizeram prosperar e dar o salto."
Pedro Santos, CEO da FORteams LAB


A crise têxtil em 2008, com a entrada em força dos “big players” asiáticos fez abalar o mercado têxtil nacional, mas não para esta empresa. Em 2020 chegou a pandemia e mais uma vez “viraram agulhas” e apostaram na inovação. Foi este mindset que levou a que a FORteams LAB tenha recebido o Prémio Heróis PME - Categoria Geral.
Falámos com o CEO da FORteams LAB, Pedro Santos, para descobrirmos o que está por trás das várias conquistas desta empresa.

1. Para quem ainda não conhece a sua empresa: descreva a missão e quais as suas áreas de atuação.

A empresa nasce em 1993 como “Pedro & Pedro” e dedicava-se à produção de etiquetas, tendo evoluído progressivamente até à empresa que é hoje.

Atua na área do fabrico têxtil, com grande orientação para o merchandising desportivo. No entanto, tem neste momento uma oferta diversificada para as áreas da moda e de roupa desportiva. 

A FORteams LAB é uma empresa sustentavelmente consciente e vê, nesta questão, o curso normal da evolução do mercado têxtil, essencialmente em matérias de reciclagem, reutilização e reaproveitamento. 

2 - Quais foram os projetos mais impactantes e que trouxeram mais reconhecimento ou desafios à organização? O que foi fundamental para terem dado o salto?

Em abono da verdade, as duas questões estão relacionadas. Foram os desafios e os projetos ousados que nos fizeram prosperar e dar o salto.

A vontade de querer ser melhor culminou em cinco etapas de evolução:

  • Passagem das etiquetas para o merchandising
    A passagem das etiquetas tecidas para as “etiquetas de grande escala” foi um dos maiores desafios da então jovem empresa.
  • Resposta à Pandemia – Máscaras
    A pandemia trouxe muitos problemas associados, nomeadamente para a FORteams LAB que tinha o seu core business à volta do desporto.
    Com a pandemia o desporto parou e com ele as encomendas e, claro, o trabalho. As máscaras sociais sublimadas foram a grande aposta da empresa no período pandémico e vieram recuperar algumas das perdas.
  • Diversificação da Oferta
    Aposta na roupa desportiva e moda
  • Aposta na sustentabilidade
    A FORteams LAB é uma empresa ambientalmente consciente e teve, ao apostar na sustentabilidade, um projeto de valor. A economia circular e o plano de substituição de matérias-primas são vistos como prioridades na empresa.
  • Aposta em Buckets, Caps e Malas Upcycled
    Por último, acreditamos que a aposta na juventude e o sentimento de família contribuíram para ultrapassar todas as etapas e prosperar. 

3 - O que levou a empresa a candidatar-se aos Prémios Heróis PME?

A nossa empresa viu na distinção “Heróis PME” um “match” perfeito tendo em vista o historial da FORteams LAB. Importa salientar que o próprio vídeo promocional do prémio encaixa na perfeição no nosso percurso: a “conquista de mercados para o nosso país”, o “enfrentar concorrentes poderosos” e a parte de “quem nunca desiste do seu sonho”, são “bandeiras” que a empresa traz consigo do negócio internacional. 

4 - O que é que a distinção "Prémio Heróis PME" representa para a sua equipa e empresa?

Vencer a distinção “Heróis PME” é um motivo enorme de orgulho para todos os colaboradores e stakeholders da empresa. Para além disso é o coroar de todo o esforço, dedicação e capacidade de superação.

Levar o nome de Portugal mais longe é, já por si, um motivo de orgulho extremo e sendo que a FORteams LAB exporta 90% da sua faturação e abre muitas portas em mercados estrangeiros.

5 - Que conselho daria a uma PME que esteja a passar por um momento desafiante?

O maior conselho, vindo de uma empresa que já ultrapassou inúmeros momentos desafiantes, é: não desistir e acreditar sempre no trabalho árduo e progressista.

É extremamente importante olhar para dentro da empresa e perceber o que falta e preencher devidamente essas lacunas. A aposta na juventude é desvalorizada, mas é um ponto fulcral nas organizações, uma vez que a juventude traz consigo irreverência, soluções inovadoras e garra. Um equilíbrio entre experiência e irreverência é, para nós, um cocktail de sucesso.

Por último, apostar na sustentabilidade, que muito mais do que ser o futuro, é já o presente.

Subscreva a Newsletter

Subscreva a Newsletter

Mantenha-se a par das novidades de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e Informação qualificada para decisões de gestão financeira da sua empresa.