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Como internacionalizar a minha empresa

14 11 2016
Como internacionalizar a minha empresa

As 12 perguntas que deve fazer antes de começar

Internacionalizar a sua empresa… Como todos os grandes passos na vida, também esta é uma decisão que exige uma séria reflexão e preparação. Pense: quais são os motivos que o levam a desejar a internacionalização? Defina: quais são os seus negócios que quer internacionalizar, em que países quer fazê-lo e como? Como internacionalizar Ao optar pela exportação ou pelo investimento directo, por exemplo, vai  ter níveis de controlo, investimento e rentabilidade diferentes para cada uma dessas opções. Será natural que comece a internacionalização pela exportação, que pode funcionar como uma primeira experiência para outras formas mais complexas de levar o seu negócio para fora, a adoptar mais tarde. Em alternativa, criar relações contratuais com empresas do país em questão é outra maneira, barata e menos arriscada, de iniciar a internacionalização. Antes de começar este movimento, determine: quais são os recursos de que dispõe para fazê-lo? Que vantagens pode ter, ou não, a internacionalização para o caso específico da sua empresa?   A sua organização dispõe das capacidade de gestão exigidas para enfrentar o Mundo lá fora? Conhece a realidade com que vai deparar-se? Vai ganhar mais com esta decisão do que aquilo que terá que investir? Avalie as competências existentes na empresa, as suas capacidades financeiras e a aptidão para lidar com relações de cooperação internacional. As empresas com gestores de topo que estão à vontade com línguas estrangeiras, trabalharam ou estudaram fora e têm relações internacionais de amizade e trabalho estão especialmente bem colocadas para pensarem na internacionalização. Auto-conhecimento e ambição realista são duas atitudes úteis quando pensamos em sair do mercado nacional. Não seja utópico, não dê passos maiores do que os seus recursos. E proteja-se sempre previamente com apoio jurídico: vai lidar com uma realidade legal diferente, precisa de estar preparado para trabalhar com outras leis e regulamentações de mercado. Reflicta nisto: as vantagens competitivas da sua empresa vão continuar a existir, no contexto de outro mercado? Os clientes que está a gerar são completamente credíveis? Os países com os quais quer  trabalhar são política e economicamente estáveis? Num outro campo de preocupações, o da qualidade dos recursos humanos: na perspectiva da internacionalização essa qualidade torna-se crítica, porque, em muitos casos, será preciso transportar para o país de destino alguns desses recursos humanos. Em relação à escolha do produto a internacionalizar, muitas vezes aquele que obtém melhores resultados no mercado de origem também terá maiores possibilidades de sucesso no país de destino. Mas antes de partir desse princípio descubra: quais são as vantagens e desvantagens dos seus vários produtos? E compare as necessidades do seu mercado com as do mercado a abordar. Investigue: existem concorrentes locais; quais as suas qualidades e defeitos? Em termos de seleção de países, os mais próximos implicarão menos despesas de transportes, e, no caso das nações do euro, elimina-se também o risco cambial. Por outro lado, começar por criar parcerias com empresas presentes nesses mercados é extremamente útil quando pensa abordar mercados que envolvem mais distância e mais risco.
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